Notícias

Homenagem aos “padrinhos” da geminação da cidade com Trakai

Nijolé Miskinyté und Jonas Kriauciunas wurden voin Reiner Wellmann (m.) geehrt.

Nijolé Miskinyté e Jonas Kriauciunas, da Lituânia, despedem-se numa cerimónia no Mosteiro de Bentlage

Rheine/Trakai. “Reunimo-nos hoje para uma ocasião extraordinária. Os nossos convidados da Lituânia foram, por assim dizer, padrinhos no início da geminação da cidade com Trakai.” Estas palavras de apreço foram proferidas hoje por Reiner Wellmann, Presidente da Associação de Geminação de Cidades, no dormitório do Mosteiro de Bentlage.

Jonas Kriauciunas, antigo presidente da câmara de Trakai, e a intérprete Nijolé Miskinyté foram homenageados pelos seus serviços à parceria das duas cidades num ambiente festivo. Olga Kachan e Rustem Sakhabiev (ambos com flauta) e Andreas Merk (piano) da Escola Municipal de Música proporcionaram uma excelente música de fundo para a cerimónia.

A direção tinha discutido se deveria simplesmente pôr fim a uma colaboração de 30 anos, por vezes muito intensa. Afinal de contas, Nijolé Miskinyté e Jonas Kriauciunas já tinham abandonado a parceria há algum tempo. Em Trakai, tinha-se iniciado uma nova era na relação com Rheine.

“Decidimos convidar Nijolé e Jonas para um fim de semana em Rheine e fazer-lhes uma despedida digna”.

Ao longo de três décadas, diz ele, não só se desenvolveram contactos pessoais, que resultaram em relações íntimas de longa duração e, em alguns casos, em amizades para toda a vida.

Quando os contactos foram estabelecidos, no início da década de 1990, foi durante um período muito interessante da história contemporânea, recordou Wellmann ao público o início da geminação de cidades entre Rheine e Trakai. A Cortina de Ferro tinha caído e muitos países da antiga União Soviética estavam a lutar pela independência. “Numa perspetiva histórica, seguimos de perto a forma como os Estados Bálticos se separaram e os países construíram a sua independência com orgulho e grande energia”.

Atualmente, estamos de volta a uma era especial. Há uma guerra na Europa e os amigos da Lituânia estão a apenas algumas centenas de quilómetros de distância da guerra na Ucrânia. “Por isso, estamos a acompanhar os acontecimentos mundiais na Lituânia e nos seus arredores de uma perspetiva completamente diferente. Estamos convosco e estamos ao vosso lado”.

O vice-presidente da Câmara, Fabian Lenz, transmitiu os agradecimentos da cidade antes de o antigo porta-voz da imprensa da cidade, Bernd Weber, se referir à relação especial entre Rheine e Trakai, bem como aos grandes méritos dos dois homenageados, num discurso cerimonial pormenorizado.

(Amanhã publicaremos uma análise pormenorizada da parceria com Trakai e das realizações dos homenageados).