Estado:
Lituânia
Distrito:
Vilnius
Coordenadas:
54° 39′ N, 24° 56′ O
Altitude:
155 m a.s.l.
Área (cidade):
11,52 km²
Habitantes (cidade):
4.298 (2018)
Densidade populacional:
373 habitantes/km²
Trakai
Geografia
Trakai é uma cidade turística popular a 26 km a oeste da capital lituana Vilnius. A cidade está rodeada por uma paisagem pitoresca com 200 lagos. A cidade situa-se na orla marítima da península entre os lagos Galvė, Luka (Bernardinai) e Totoriškė. O mais famoso deles é Galvė, em cuja ilha existe um castelo medieval, a antiga residência dos grandes príncipes lituanos. Trakai é a capital histórica da Lituânia, onde representantes de outras nações – polacos, russos, karaitas, tártaros, judeus, alemães – vivem há muito tempo ao lado de lituanos. A cidade é famosa pela coexistência harmoniosa de diferentes comunidades nacionais e religiosas. A mais pequena nação Karaite de origem turca a viver na Lituânia ocupa um lugar especial na história da cidade e de todo o país. Existem apenas cerca de 250 representantes desta nação na Lituânia, e Trakai continua a ser o centro cultural e religioso deste grupo. Actualmente cerca de 34.000 pessoas vivem no município do distrito de Trakai, 5.000 pessoas directamente em Trakai. Existem oito ditos anciãos no município distrital. Até 80 por cento de todos os convidados que chegam à Lituânia visitam Trakai todos os anos.
História
A história de Trakai começa em Old Trakai, uma pequena aldeia a três quilómetros de Trakai actual. Segundo a lenda, o antigo Trakai teve origem no século XIV, foi fundado pelo Grão-Duque Gediminas lituano no início do século XIX. Por volta de 1350, o mais famoso governante lituano da Idade Média, o Grão-Duque Vytautas, nasceu na família do Duque Kęstutis e da sua esposa Birutė. A Cidade dos Lagos e Vytautas o Grande – o chamado Trakai, que ostenta não só o orgulho desta cidade, mas da Lituânia como um todo – é o único castelo na Europa Oriental construído na ilha. No entanto, o castelo construído anteriormente está localizado na península. O cavaleiro flamengo Ghillbert de Lanois (1413-1414) descreveu o Castelo de Trakai nos seus Travelogues da seguinte forma: “O velho castelo fica do outro lado do lago, numa praça aberta. O segundo castelo fica no meio de outro lago, dentro de um tiro de canhão do antigo. É novinho em folha, construído em tijolo francês”. Actualmente, o Castelo da Ilha Trakai é o assunto mais fotografado na Lituânia. Sob o regime de Vytautas, Trakai era um centro político e administrativo. Os castelos foram concluídos e foi construída uma igreja católica. A cidade tinha duas paróquias separadas. No século XVI, Trakai perdeu a sua importância política e declinou economicamente. Durante a guerra com a Rússia (século XVII), a cidade foi saqueada, incendiada e os castelos destruídos. Na segunda metade do século XX, o castelo foi reconstruído. Desde 1962 que existe um museu de história no palácio do castelo. O actual município de Trakai existe desde 1995. O 700º aniversário de Trakai será comemorado a 8 de Setembro de 2022.
Política
O actual Conselho Municipal do Distrito de Trakai foi eleito para um mandato de quatro anos nas eleições de 3 de Março de 2019. O conselho é composto por 25 membros, incluindo o presidente da câmara. Inclui 9 representantes dos Movimentos Liberais da República da Lituânia (LRLS), 4 do Partido Social-Democrata Lituano (LSDP), 4 da Campanha Eleitoral Lituana da União da Família Cristã da Lituânia (LLRA-CIS), 2 da União dos Camponeses e Verdes da Lituânia (LVL), 3 da Comissão Eleitoral Pública “Eu escolho o futuro”, 3 representantes da União Patriótica dos Democratas Cristãos da Lituânia (TS-LKD). Os conselheiros decidem sobre questões operacionais municipais relevantes nas comissões de orçamento e finanças, economia, turismo e investimento, saúde e assuntos sociais, educação, cultura, desporto e juventude. O presidente da câmara municipal é Andrius Šatevičius, que representa a LRLS. Encontra-se em funções desde 17 de Novembro de 2021.
Cultura e turismo
Trakai combina o património cultural e a paisagem natural de uma forma excepcionalmente harmoniosa. Há cerca de doze anos atrás, Trakai estava em discussão como Património Mundial da UNESCO. Ainda não foi tomada uma decisão. Assume-se que precisamente devido à paisagem única preservada, o processo pode ser reaberto.
A cidade é muito interessante para os interessados em história religiosa. A imagem de “Nossa Senhora de Trakai” na Basílica da Visitação é famosa pelos seus milagres. A capela restaurada do mosteiro dominicano alberga uma exposição de arte sacra. E uma rota de peregrinação conduz através de Trakai.
Os hóspedes em Trakai ficam espantados e fascinados com a natureza autêntica. Os passeios ao longo da margem do lago são românticos e espectaculares. Aqueles que gostam de lazer mais activo podem escolher entre passeios de barco, barcos a vapor, iates, natação no lago, pesca e ciclismo. Trakai é também considerada a capital do remo, uma vez que o Lago Galvė está equipado com um moderno campo de remo onde se realizam campeonatos mundiais e europeus de remo e regatas internacionais. Trakai é a casa do único museu de remo na Lituânia.
O conjunto do Uzutrakis Manor perto de Trakai, também chamado “pequeno Versailles”, também atrai uma atenção especial. É um centro cultural público com uma vista excepcional sobre o castelo da ilha no Lago Galvė. O parque solar, considerado um dos mais valiosos parques históricos da Lituânia, foi concebido pelo famoso arquitecto paisagista e botânico francês Édouard François André. Conferências, festivais de música, concertos, exposições de arte são realizados no palácio e em outras salas do solar.
Um lugar excepcional é a Colina dos Anjos, onde a colecção de esculturas de anjos de carvalho está em constante crescimento. A partir dos aeródromos próximos de Rust e Paluknis, aqueles que procuram impressões indeléveis podem obter uma vista aérea do Trakai. O prato nacional dos karaitas é o kibinai, do qual há uma abundante oferta nos restaurantes da cidade. é, Esta refeição tornou-se popular em toda a Lituânia graças aos karaitas.
Trakai não é apenas um dos lugares mais visitados na Lituânia, é também um cartão de visita para o turismo nos Estados Bálticos, porque tanto património natural e histórico dificilmente pode ser encontrado em qualquer lugar de uma zona. A lendária residência dos governantes da Lituânia, as águas azuis dos lagos e os pitorescos arredores, cidades e propriedades antigas da existência de contagens estão todos preservados na região de Trakai. A fim de preservar o autêntico património natural e cultural, foram criados os Parques Históricos Nacionais de Trakai (1991) e de Aukštadvaris (1992). Trakai está localizado numa região de lagos excepcionalmente pitoresca e verde, com infra-estruturas turísticas desenvolvidas. Há 4900 camas em hotéis, casas de turismo rural, etc. em Trakai e arredores, e 4000 camas estão também disponíveis durante todo o ano. De acordo com o número de camas per capita na Lituânia, o Município de Trakai County está entre os cinco primeiros na Lituânia. É fascinante não só a residência histórica dos Duques da Lituânia com a sua arquitectura e paisagem antigas, mas também a face moderna da cidade. Em 2008, Trakai tornou-se uma área recreativa. A herança do património cultural, a natureza tocada por pouca civilização e áreas com lagos transparentes são os maiores valores abertos a todos.
Os castelos de Trakai
O orgulho de Trakai são os lagos e os dois castelos. Reflectem não só a arquitectura material mas também a herança espiritual da nação lituana.
O castelo está localizado numa das muitas ilhas do Lago Galvė. Foi construído nos séculos XIV-XVIII e está estrategicamente localizado. O castelo é protegido por água em todos os lados.
O castelo fundado pelo Grande Príncipe da Lituânia Kęstutis foi completado pelo seu filho Vytautas. Um novo castelo de tijolos góticos foi construído de acordo com a orientação original da finalidade defensiva e residencial. Em 1409, Vytautas o Grande mudou a capital do estado para aqui, onde as métricas e o tesouro lituano foram protegidos. O proeminente castelo construído em pedra foi durante muito tempo a residência dos Grandes Príncipes da Lituânia e uma atracção cultural.
O Trakaier Inselburg – um edifício cheio de simplicidade e modesto esplendor – representa as ideias mais avançadas da fortificação do século XV. É considerada uma obra-prima da arquitectura defensiva medieval e é o único castelo de água na Europa de Leste.
Em 1962, foi criado o Museu de História de Trakai no palácio restaurado. Para além da exposição permanente do museu no palácio do castelo, são organizados casemates, pátios e obras de arte, várias exposições, conferências, festivais de música e actuações. Muitas delegações oficiais do estrangeiro visitam o castelo.
O Castelo do Pusiasmo, construído no final do século XIV, foi durante algum tempo maior e mais importante do que o castelo da ilha que é hoje mais conhecido. Agora os edifícios deste castelo albergam a administração do Museu de História e a exposição de arte sacra.
Cidade pequena
Desde a Idade Média, o Estreito de Karaim, na parte norte de Trakai, tem sido o lar do mais pequeno grupo turco que vive na Lituânia. Vytautas, o Grande, chamado Vatat Bij pelos Karaim, foi considerado o “rei que destrói os inimigos”. Após a batalha vitoriosa na Crimeia, mais de 300 famílias Karaim mudaram-se para Trakai, onde os seus descendentes ainda vivem. Por conseguinte, esta parte da cidade é chamada a pequena cidade porque tinha uma comunidade separada. Karaim eram os guardas do casarão ducal e famosos como jardineiros e artesãos
Os karaitas têm preservado a sua cultura, língua, tradições e compreensão nacional durante séculos. A sua fé é o Karaismo. Em Trakai há uma igreja dos Karaites – a Kinesa, um salão comunitário, uma escola madresė, um museu folclórico S. S. karaim. A velha arquitectura de madeira com três janelas na rua permanece na cidade. Diz-se que uma janela é para Deus, a outra para Vytautas (governante) e a terceira para o próprio mestre. 2022 foi declarado o “Ano dos Karaitas da Lituânia” para comemorar o 625º aniversário da chegada dos Karaitas à Lituânia.
Economia e infra-estruturas
O município de Trakai, rico em património cultural e belas paisagens, é também atractivo para o desenvolvimento de empresas e infra-estruturas. Isto deve-se à sua conveniente localização, a 26 km da capital Vilnius, onde as empresas se deslocam para a periferia da cidade e arredores. A migração de empresas da capital para Trakai é também encorajada por estradas e linhas ferroviárias bem desenvolvidas.
O município de Trakai é o lar de várias empresas bem sucedidas de comércio grossista e retalhista, logística, fabrico e construção, bem como de novas empresas. O investimento directo estrangeiro está a aumentar significativamente à medida que o número de entidades económicas aumenta. Em termos de IDE per capita, o município distrital está entre os dez primeiros municípios lituanos. Estão a ser construídas novas povoações nas proximidades de Trakai e a população está a crescer, uma vez que é um local atractivo para trabalhar e viver. O município do distrito de Trakai ocupa o 5º lugar entre os municípios lituanos em termos de salários médios.
Nos últimos cinco anos, foram implementados vários projectos de investimento em infra-estruturas no valor de mais de 50 milhões de euros. A maior parte destes estiveram em Trakai e na maior cidade do distrito, Lentvaris. Um dos maiores projectos de infra-estruturas nos últimos anos foi a construção de 22 milhões de euros do túnel ferroviário subterrâneo de Lentvaris, que melhorou significativamente a logística do distrito e atraiu novos investidores empresariais.