Estado:
Países Baixos
Província:
Overijssel
Coordenadas:
52° 18′ N, 6° 45′ O
Altitude:
15 m a.s.l.
Área:
26,15 km²
População:
23.667 (2021)
Densidade populacional:
905 habitantes/km²
Borne
Geografia
Borne está localizado no leste dos Países Baixos, na província de Overijssel. A cidade está centralmente localizada na região de Twente e faz parte do esquema de geminação Twente. Borne faz fronteira com Hengelo e só está separada desta cidade pela A1. Os centros da aldeia de Hertme e Zenderen também pertencem ao município de Borne. Até 2001, a aldeia de Bornerbroek também pertencia a este município. No entanto, com a reforma municipal a 1 de Janeiro de 2001, esta aldeia foi acrescentada ao município de Almelo.
O município de Borne faz fronteira com Tubbergen e Dinkelland a norte e nordeste, Hengelo a sudeste, Hof van Twente a sudoeste e Almelo a oeste e noroeste. Borne tem sete distritos: Centrum (Centrum / Oud Borne / Spanjaardswijk), Bornsche Maten, Letterveld (Letterveld I / Letterveld II), Molenkamp (Dikkerslaan – Molenkampsweg e.o.), ‘t Oldhof, Stroom Esch e ‘t Wensink (‘t Wensink Noord / ‘t Wensink Zuid / Zuid Esch).
História
Borne era originalmente um povoado agrícola cuja estrutura básica provavelmente teve origem no período carolíngio (800-1000 d.C.). Borne foi mencionado pela primeira vez num documento em 1206. Com este documento, o Bispo de Utrecht recebeu do Abade de Ruinen o poder de disposição sobre a igreja e os direitos subordinados e visitas no Burghunde, como era então chamado, e os dízimos sob Zenderen e Almelo. Em 2006, este documento foi a ocasião para as celebrações do 800º aniversário de Borne. A propriedade de Weleveld teve uma grande influência na aldeia no final da Idade Média e durante a Reforma. As colónias mais antigas consistiam em quintas. No século XVI, Borne tinha-se desenvolvido para uma aldeia agrícola, onde a fiação e a tecelagem estavam em casa.
Sob a influência deste ofício local, desenvolveu-se uma indústria de linho em Borne nos séculos XVII e XVIII. O borne pode ser considerado o berço da indústria têxtil em Twente. Em 1828, o judeu alemão Salomon Jacob Spanjaard fundou uma empresa que se tornou uma das muitas fábricas de têxteis da região de Twente. O membro mais famoso da família Spanjaard foi Jacob Spanjaard, que dirigiu a fábrica nas primeiras décadas do século XX e foi apelidado de “Deus de Borne”. Por volta de 1920, uma grande parte da população (masculina) estava empregada nesta empresa. Uma grande parte da família Spanjaard morreu na Segunda Guerra Mundial. Em 1973, a cortina caiu sobre Spanjaard. As conhecidas fraldas Teddy, lençóis Cinderela e camisas Kenmore vieram da fábrica Spanjaard.
Em 1895, Borne foi o primeiro município rural da Holanda a ter a sua própria central eléctrica e iluminação pública eléctrica. Foi fundada pela Rento Hofstede Crull e formou a base para o mais recente IJsselcentrale, o predecessor do actual Enexis.
No século XIX, Borne expandiu-se ainda mais com a chegada dos caminhos-de-ferro. Este desenvolvimento tem continuado, preservando a aldeia original da igreja (Oud Borne), e Borne desenvolveu-se de forma diferente da maioria dos centros holandeses. O velho Borne sobreviveu à revolução industrial sem alterar radicalmente a sua estrutura espacial original.
No final dos anos 90, foram desenvolvidos planos para uma repartição municipal na província de Overijssel. O município de Borne devia fundir-se com Hengelo e Enschede para formar o Twentestad. Como não houve apoio suficiente para esta fusão, o plano não foi concretizado. Na última repartição municipal em 2001, a aldeia de Bornerbroek, que até então pertencia a Borne, foi acrescentada a Almelo.
Política
O Conselho de Autarcas e Vereadores (B&W) governa a administração quotidiana do município e executa as políticas estabelecidas pelo conselho municipal. O conselho é responsável perante o conselho municipal. O conselho municipal de Born é composto pelo presidente da câmara e três vereadores. São assistidos pelo funcionário da Câmara, que dirige a organização administrativa. O presidente da câmara preside tanto ao colégio como ao conselho municipal.
O conselho municipal define a política e controla se o executivo municipal a implementa correctamente. O conselho não entra nos “pormenores” da política adoptada. Esta responsabilidade recai sobre o executivo municipal. Sob o sistema dual, o executivo municipal é responsável pela administração quotidiana do município. Esta separação de papéis e responsabilidades é chamada dualismo.
Na Câmara Municipal, cada membro tem um voto igual. As decisões são tomadas por maioria de votos. Em princípio, o conselho reúne-se todos os meses. As reuniões são abertas ao público e têm lugar na câmara municipal da Câmara Municipal.
Cultura e turismo
Na paisagem protegida da aldeia “Oud Borne”, o visitante fica com uma impressão da rica história de Borne. A estrutura histórica ainda existente e os muitos monumentos nacionais e urbanos como o Oude Kerk, o museu, o Bussemakerhuis, a Sinagoga Nascida, o Klopjeswoningen, o Meijershof e a Capela da Senhora fazem de Oud Borne um lugar especial. Por decreto de 17 de Outubro de 1991, os então ministros da WVC e da VROM declararam a área de Oud Borne uma paisagem protegida de aldeias na acepção da Lei de Protecção de Monumentos de 1988 (actualmente a Lei de Protecção de Monumentos). Esta protecção destina-se a salvaguardar a estrutura urbana histórica da zona para o futuro. Dentro da paisagem protegida da aldeia encontram-se vários monumentos nacionais, monumentos comunais e outros objectos protegidos.
Borne é um ponto de partida e destino ideal para caminhantes e ciclistas. Como Borne está localizado no centro de Twente, os lugares mais bonitos de Twente são facilmente acessíveis através da conhecida rede de bicicletas. Mas também a rede regional de trilhos para caminhadas foi recentemente completamente renovada e alargada. (Detalhes: www.visittwente.nl/routes). Para além das muitas trilhas de caminhadas locais marcadas (as setas coloridas), existem também várias rotas temáticas através do município de Borne – tais como o famoso Marskramerpad, o Hilligenpad e o local “Kloosterpad Zenderen” (www.kloosterpadzenderen.nl). Pontos de recolha para turistas (estacionamento gratuito) estão disponíveis em Zenderen (Hertmerweg), Hertme e na estação ferroviária de Borne. Actualmente, 47 edifícios no município de Borne são designados como monumentos municipais.
Com base na Lei dos Monumentos, o Conselho Municipal de Borne pode emitir uma portaria sobre a gestão e preservação do património cultural do município. Borne tem uma portaria sobre monumentos (anteriormente Monumentenverordening), e com base nesta portaria o Colégio tem a possibilidade de designar monumentos municipais. Isto diz respeito ao património cultural de particular importância para o município devido à sua beleza, significado científico ou valor histórico-cultural.
Velho Borne
Na lista ‘Oud Borne’, o visitante fica com uma impressão da rica história de Born. A estrutura histórica ainda existente e os muitos monumentos nacionais e comunitários como o Oude Kerk, o Museum het Bussemakerhuis, a Sinagoga Bornse, a Klopjeswoningen, o Meijershof e o Mariakapel fazem de ‘Oud Borne’ um lugar especial. Os visitantes podem descobrir o Old Borne por si próprios, mas só se torna realmente interessante quando um guia experiente os leva para a história do Borne. Para tal, as partes interessadas podem marcar encontros através do sítio www.gidsenoudborne.nl ou através do VVV Tourist Info (alojado no Kulturhus).
Museu “Bussemakerhuis”
O Museu Bussemakerhuis está localizado na única fábrica pública do século XVIII que resta nos Países Baixos. O Bussemakerhuis foi construído em 1779 e está escondido na aldeia de Borne. É uma casa comercial que produz linho e é também um edifício classificado. No museu, os visitantes podem ter uma ideia de como um fabricante viveu e trabalhou nos séculos XVIII e XIX. No sótão encontrará vários teares antigos que ainda estão em uso. No museu Bussemakerhuis, os visitantes também são mostrados como o linho foi tecido a partir do linho. Todo o processo é coberto, desde a colheita da planta de linho até à tecelagem propriamente dita. O pessoal explica como é que o linho ainda pode ser cultivado na área de Born em circunstâncias difíceis. Os ajudantes dedicados e conhecedores também mostram todas as etapas de trabalho que eram necessárias para produzir as tecelagens nos teares manuais centenários.
O Bussemakerhius é também popular para reuniões de negócios e festivas, assim como para casamentos.
Caminhadas e ciclismo
Tanto para os caminhantes como para os entusiastas do ciclismo, Borne é um ponto de partida e de chegada ideal. Como Borne está localizado no centro de Twente, os lugares mais bonitos de Twente podem ser facilmente alcançados através do conhecido sistema de cubo de bicicletas. Mas também a rede regional de caminhadas foi recentemente completamente renovada e alargada (www.visittwente.nl/routes ). Para além dos muitos percursos pedestres locais marcados (as setas coloridas), existem também vários percursos temáticos através do município de Borne, tais como o famoso Marskramerpad, o Hilligenpad e o local “Kloosterpad Zenderen” (www.kloosterpadzenderen.nl ). Pontos de recolha turística (estacionamento gratuito) podem ser encontrados para visitantes em Zenderen (Hertmerweg), Hertme e na estação Borne station.
Economia e infra-estruturas
Borne tem três parques empresariais, cada um com a sua própria assinatura. O parque de escritórios do Stroom Esch está localizado na estrada principal de Hengelo a Almelo. Uma dúzia de empresas dos sectores da construção e da tecnologia estão aqui localizadas. É um local de alta qualidade com belos edifícios.
No lado norte de Borne encontra-se a zona industrial de Molenkamp. As empresas com um mercado regional, nacional e internacional estão aqui localizadas. Em 2014 e 2015, foi levado a cabo um programa de revitalização na zona industrial de Molenkamp. Estradas, parques de estacionamento, espaços verdes, iluminação e segurança foram melhorados. Ao longo das auto-estradas A1 e A35, o município de Borne está a desenvolver a zona industrial de Westermaat/De Veldkamp juntamente com o seu município vizinho de Hengelo. O local encontra-se numa posição de destaque na auto-estrada e é facilmente acessível a partir da auto-estrada. Os grupos-alvo do parque empresarial são principalmente empresas dos sectores dos transportes, armazenagem e logística. O local tem um sistema de gestão do parque no qual os empresários estão unidos. Juntos asseguram a imagem correcta e a cooperação no local.