Bernburg

Estado:
Alemanha
Estado federal:
Saxónia-Anhalt
Coordenadas:
51° 48′ N , 11° 45′ O
Altitude:
85 m acima do nível do mar
Área:
113,47 km²
População:
32.573 (2019)
Densidade populacional:
287 habitantes/km²


Bernburg

Geografia

Bernburg, na baixa Saale, está centralmente localizada na Saxónia-Anhalt. É geograficamente delimitada pelas montanhas Harz a oeste, a Börde de Magdeburg a norte e a paisagem cultural Dessau-Wörlitz a leste. A cidade situa-se a 72 metros acima do nível do mar; está dividida na cidade de montanha mais alta a leste do Saale e na cidade do vale na margem oeste. É a capital distrital do Salzlandkreis (SLK) com 33.000 habitantes, uma localização da Universidade de Ciências Aplicadas de Anhalt, bem como um centro industrial e de serviços. Bernburg inclui as aldeias de Aderstedt (550 habitantes), Baalberge (1363), Biendorf (810), Gröna (554), Peißen (1202), Poley (602), Preußlitz (728) e Wohlsdorf (505).

História

Foi provado que o lugar chamado “Brandanburg” no documento de Ohrdruf do Imperador Otto I de 29 de Julho de 961 é idêntico ao “Berneborg” medieval, o actual Bernburg an der Saale. Primeiro os exércitos dos Carolíngios atravessaram a cidade, depois os Ottonianos, que deixaram as fortificações fronteiriças, e mais tarde experimentaram o comércio e a mudança na velha rota do sal Magdeburgo-Halle-Leipzig. Bernburg foi mencionado em 1138. O Annalista Saxo relatou: “O castelo, que se chama Berneburch, foi incendiado devido à tirania que a Margravine Eilika exerceu a partir daí”. Em 1278, as povoações de Alt- e Neustadt receberam o alvará municipal. Ambas as comunidades estavam unidas em meados do século XVI. Foi apenas em 1825 que a cidade do vale (Talstadt) se uniu à cidade em frente da montanha (Bergstadt).

Devido à sua localização favorável no Saale, a navegação já era praticada no século XV; o comércio de lã e cereais era importante. Durante a Guerra dos Trinta Anos, os suecos capturaram a cidade duas vezes, mas foram finalmente expulsos pelos saxões em 1638. De 1603-1863, a cidade foi a residência (1765) e capital dos príncipes e mais tarde dos duques de Anhalt-Bernburg. Até 1918 Bernburg pertenceu ao Ducado de Anhalt, até 1945 ao Estado de Anhalt. O edifício governamental (1746) na praça do mercado, construído pelo Príncipe Victor Friedrich, é um magnífico edifício da época. A empena projectante mostra dois ursos segurando um brasão debaixo do chapéu do príncipe.

A “Estrada Românica” turística conduziu, sob a forma de uma figura oito, aos monumentos mais importantes desta época na Saxónia-Anhalt desde 1993. A rota foi prolongada no Verão de 2007. Ao longo de cerca de 1000 quilómetros de rota, existem 80 edifícios em 65 cidades que pertencem ao período românico (800-1200). Em Bernburg, existem 2 testemunhos de pedra designados para esta época, que foi marcada pela influência dos primeiros ascanianos e pela sua importância no Reino Alemão a partir do século X, uma dinastia feudal do Norte da Alemanha com os seus castelos ancestrais nas Montanhas Harz – os últimos príncipes de Anhalt.  Os primeiros documentos chamam-lhe a torre “keulichen”.

Na cidade vizinha de Nienburg um der Saale, outro monumento notável na “Estrada Românica” é a igreja do mosteiro de Santa Maria – São Cipriano. O visitante atento encontrará outros elementos românicos na arquitectura de Bernburg. Por exemplo, os restos de uma capela do castelo de St. Pancras no lado do hall do castelo e os restos de uma antiga muralha circular na Schlossstraße. A igreja do castelo de St. Aegidien também fica na Schlossstraße. Antes de ser convertida na igreja funerária da linha ascaniana mais jovem, era uma basílica românica, da qual o coro e a abside foram preservados. Uma exposição permanente sobre a estrada românica na zona de Bernburg pode ser encontrada no Altstädter Marienkirche, na cidade do vale.

A Trilha de Lutero em Bernburg (Saale) – Caminho de Peregrinação pelo País de Lutero

A Trilha de Lutero conduz de Wittenberg, local de afixação das teses (31 de Outubro de 1517) na porta da igreja do castelo e ponto de partida da Reforma, a Eisleben com a casa de nascimento e morte de Martinho Lutero. Em 2017, o estado da Saxónia-Anhalt e a Igreja Evangélica Luterana celebrou 500 anos da Reforma. A Década da Reforma 2008 – 2017 tinha começado cedo, e os primeiros eventos tiveram lugar já em 2007, como a abertura da Trilha de Lutero em 26 de Outubro de 2007. A Trilha liga os sítios originais da Reforma. Os ensinamentos luteranos espalharam-se em Bernburg a partir de 1526. Mudou Bernburg e Anhalt.

Os visitantes da Trilha de Luther chegam a Bernburg na Rota do Ciclo Fuhne e deixam-na na Rota do Ciclo Saale. Em Bernburg, o museu do castelo, a Igreja de Santa Maria e o Mosteiro dos Servos de Santa Maria oferecem paragens ligadas à Reforma. O museu exibe os escritos históricos de Lutero em forma de livro (as obras completas impressas de Martinho Lutero em volumes), bem como os originais dos relevos dos príncipes protestantes nas salas do porão do museu. Cópias dos relevos estão localizadas no oriel de canto (Wolfgangsbau) da nave, chamado “A Lâmpada”.

Política

Nas eleições municipais de 2019, a CDU foi mais uma vez o partido mais forte, com uma quota de 32% dos votos. Os resultados das outras partes:

  • Die Linke: 19,4 Percentagem
  • SPD: 13,7 Percentagem
  • FDP: 19,3 Percentagem
  • Grüne: 8,8 Percentagem
  • BBG: 4,6 Percentagem
  • EB Weiss: 2,1 Percentagem

A Dra. Silvia Ristow (Die Linke) foi eleita nova presidente da câmara de Bernburg numa segunda volta das eleições de 17 de Outubro, com 69,4% dos votos. Thomas Gruschka (CDU) recebeu 30,6 por cento dos votos. Ristow substituirá o Presidente da Câmara de longa data Harry Schütze a 1 de Março de 2022.

Cultura e turismo

Vista do Castelo de Bernburg

Jardim Zoológico de Bernburg

Como parte da área de recreação de Krumbholz no Parque Natural do Vale do Baixo Saale, o Jardim Zoológico de Bernburg está localizado directamente no Saale. Fundada em 1909, cobre agora uma área de 8,5 ha e mostra mais de 900 indivíduos em cerca de 125 espécies de animais selvagens e raças de animais domésticos. O objectivo é apresentar uma selecção atractiva do mundo animal em recintos espaçosos e quase naturais. É dada especial atenção à reprodução de espécies ameaçadas de conservação e às raramente mostradas nos jardins zoológicos. A digressão conduz através das áreas de África, Eurásia, Austrália e América.

O Jardim Zoológico de Bernburg participa em vários Programas Europeus de Reprodução de Conservação (EEP) e é parceiro da Stiftung Artenschutz. A população animal está registada no sistema internacional de inventário de animais ISIS e pode ser acedida em todo o mundo. O escritório da Sociedade Zoológica Alemã mudou-se para o Jardim Zoológico de Bernburg em 2008. Números de visitantes 2020: 83.100.

www.tiergarten-bernburg.de

Saalefee

A tripulação do navio de passageiros MS “Saalefee” acolhe calorosamente os visitantes da antiga cidade residencial de Bernburg (Saale). O cais do Tiergarten é o ponto de partida dos passeios de barco que levam os hóspedes através do Parque Natural do Vale do Baixo Saale. O barco navega a jusante de Bernburg para Calbe e a montante para Wettin. São oferecidos passeios regulares, viagens de ida e volta, viagens com eclusas, viagens de um dia e viagens ao luar. Os passageiros descobrem a encantadora paisagem florestal da planície de inundação, bem como a fauna e flora naturais que as florestas da planície de inundação ao longo do curso do rio no belo Vale do Saale têm para oferecer a partir da margem do rio. O navio totalmente climatizado proporciona um excelente serviço de restauração.

www.bernburger-freizeit.de/freizeit-kultur/ms-saalefee/

Museu do Castelo de Bernburg e Torre de Espelho do Coruja

O Museu Schloss Bernburg está encerrado em 2021. Após um extenso trabalho de construção e um redesenho das exposições permanentes, o museu reabrirá no Verão de 2022. O Eulenspiegelturm e o Kunsthalle Bernburg estão abertos.

www.bernburger-freizeit.de/freizeit-kultur/museum-schloss-bernburg/

Ferry “Unidade”

A menção de uma ligação de ferry na história de Bernburg remonta ao século XV. As pontes existentes eram frequentemente destruídas por inundações ou gelo, pelo que a única forma de atravessar o Saale era por ferry. A Fährgasse na cidade do vale de Bernburg é um lembrete disto. O ferry de passageiros actual, o ferry a motor “Einheit”, tem sido a ligação ideal entre a cidade de montanha e a área recreativa “Krumbholz” para peões e ciclistas desde 1966 e pode transportar até 110 pessoas.

Economia e infra-estruturas

Bernburg, com aproximadamente 33.000 habitantes, é um local de negócios inovador na Alemanha Central. A estrutura económica é determinada pela produção de carbonato de sódio e cimento, a extracção de sal, bem como o fabrico de produtos farmacêuticos e a refinação de alumínio. Bernburg é assim uma localização comercial forte que não depende de ciclos económicos. Várias empresas conhecidas de média dimensão produzem com vista ao futuro, estão constantemente a expandir a sua gama de produtos e operam com sucesso nos mercados da Europa e do mundo inteiro. Com parceiros fortes ao seu lado, a cidade estabelece novos sotaques e investe no futuro. A localização cénica no parque natural “Lower Saale Valley” confere à cidade de Saale em Anhalt um potencial natural que assegura uma alta qualidade de vida. Bernburg tem excelentes ligações de transporte. Através das ligações ferroviárias com Dessau-Roßlau, Halle, Magdeburg e Berlim, o nó Bernburg (Saale) da A14, a A36, a B185 e a L50, os bens económicos podem chegar rapidamente aos aglomerados urbanos da Europa. Os parceiros comerciais e de carga são também transportados por via aérea para as zonas económicas de regiões nacionais e internacionais de forma atempada. O aeroporto internacional de Leipzig-Halle pode ser alcançado em 40 minutos. Com o rio Saale, a cidade está bem ligada à rede europeia de vias navegáveis interiores. As empresas tradicionais Solvay Chemicals GmbH, Schwenk-Zement KG, esco – european sal company GmbH & Co. KG e a empresa farmacêutica Serum-Werk AG estão entre os maiores empregadores da cidade, bem como entre as instalações de produção mais modernas da Europa.

Outro sector económico importante é o sector da saúde. Bernburg tem uma vasta gama de ofertas relacionadas com a saúde. São oferecidos aos cidadãos da cidade e arredores serviços sérios e de alta qualidade, bem como produtos no sector da cura alternativa.

A Universidade de Ciências Aplicadas de Anhalt, com os seus três campus em Bernburg, Dessau e Köthen, é a maior universidade da Saxónia-Anhalt, com mais de 8.000 estudantes em sete departamentos e o Landesstudienkolleg. Em 80 programas de licenciatura, é tradicionalmente dada especial ênfase a uma combinação de ciência e inovação. O trabalho de projecto orientado para a aplicação, semestres práticos internacionais e teses finais relacionadas com a prática em cooperação com a indústria oferecem a oportunidade de pôr em prática ideias inovadoras.