A Associação de Geminação da Cidade de Rheine
As pessoas estão no centro da geminação da cidade em Rheine. Desenvolvem o conteúdo, moldam e promovem os encontros, dando assim vida às resoluções do conselho solenemente registadas no início das parcerias. A história dos encontros de geminação de cidades em Rheine está inseparavelmente ligada ao nome de Ludger Meier. Como presidente da câmara e europeu convicto, lançou a pedra fundamental para o compromisso europeu da cidade nos anos 70. Promoveu a amizade com o município holandês de Borne que se tinha desenvolvido no âmbito da EUREGIO e, como presidente da câmara, assinou o certificado para a primeira geminação oficial da cidade de Rheine em 1983. Como presidente, liderou a Associação para a Promoção da Geminação da Cidade de Rheine desde a sua fundação em 1996 até 2005 e foi um membro honorário até à sua morte.
Até à fundação da associação, o comité de geminação desenvolveu a geminação germano-holandesa, que foi concluída em 1983, e a geminação com a cidade de Bernburg na Saxónia-Anhalt, que foi selada em 1990. Os membros do Grupo de Trabalho da Ajuda da Europa Oriental estabeleceram contactos iniciais com a cidade lituana de Trakai no início da década de 1990. Estas foram aprofundadas pelo “Projecto CHARIOT” financiado pela UE, iniciado pela Câmara Municipal de Rheine, no qual participaram o comité de geminação e as cidades gémeas de Borne e Bernburg. Finalmente, quase ao mesmo tempo, o Círculo Alemão-Português de Amigos iniciou e desenvolveu relações com a cidade de Leiria em Portugal.
A fim de excluir a concorrência entre estes desenvolvimentos e de se abrir às redes municipais na Europa, que ainda eram invulgares nessa altura, o comité de geminação iniciou a fundação da Associação para a Promoção da Geminação de Cidades da Cidade de Rheine mesmo antes da conclusão oficial da geminação de cidades com Leiria e Trakai (1996).
A associação é fundada a 19 de Abril de 1996 por 38 pessoas como uma associação registada em Rheine. É iniciada pelos membros do Comité de Geminação, do Grupo de Trabalho para a Ajuda à Europa de Leste e do Círculo de Amigos germano-português. A nova associação tem por objectivo coordenar as diversas actividades destes grupos e promover a cooperação entre as cidades gémeas em rede. Ludger Meier foi eleito presidente na reunião fundadora. Anteriormente chefiou o Círculo Alemão-Português de Amigos. O presidente do comité de geminação, Herbert Henneke, tornou-se o seu adjunto. Josef Kuberek do Grupo de Trabalho para a Ajuda à Europa Oriental assumiu o cargo de tesoureiro e porta-voz da imprensa municipal Bernd Weber o de secretário. Irene Berning ✝ e Norbert Kahle foram eleitos como assessores. Henrique Köster e Karl Schnieders ✝ assumiram a auditoria das contas.
A Münsterländische Volkszeitung publicou a seguinte manchete na segunda-feira, 22 de Abril de 1996: “O início é bem sucedido: Nova associação quer dar forma à geminação de cidades”. E o texto continua: “Os líderes da cidade podem considerar-se sortudos. Mesmo antes da assinatura dos certificados para a geminação da cidade com Leiria e Trakai, cidadãos empenhados decidiram na sexta-feira à noite dar forma conjunta à geminação da cidade com Borne e Bernburg.
De acordo com os estatutos, o objectivo da associação é “a promoção da geminação de cidades da cidade de Rheine”. Os pais fundadores concretizaram esta formulação geral e deram-lhe uma dimensão europeia, por assim dizer, com as palavras: “Através dos encontros interpessoais, do cultivo de amizades pessoais e das relações com as pessoas nas cidades gémeas, o sentimento europeu de pertença conjunta deve ser reforçado e consolidado sob o signo do espírito europeu”. Assim, as preocupações centrais da associação deveriam ser a promoção de “encontros interpessoais” e o reforço e consolidação de um “sentido de união europeia”. Desde então, sob os seus presidentes Ludger Meier (1996 – 2005), Alfred Franz (2005 – 2012), Jules Vleugels (2012 – 2014), Clemens Schöpker (2014 – 2020) e Reiner Wellmann (a partir de 2020), a associação tornou a sua missão central e princípio de trabalho criar continuamente ocasiões actuais e oportunidades contemporâneas para tal.