Notícias

O CAMPO DE FÉRIAS PARA CRIANÇAS DA BIBLIOTECA TRAKAI DESPEDE-SE ATÉ AO PRÓXIMO VERÃO

De 10 a 14 de julho, o Departamento de Literatura Infantil da Biblioteca Pública de Trakai organizou um campo de férias para crianças “Be Interested, Unique and Creative 2023” com o objetivo de organizar emprego direcionado, específico e de qualidade para crianças durante as férias de verão. Este ano não foi exceção à popularidade do projeto de emprego de verão para crianças. Em menos de uma hora, o número de lugares disponíveis esgotou-se.

O primeiro dia do campo começou com as apresentações, a discussão das regras do campo e o compromisso de as cumprir (cada pessoa escreveu o seu próprio nome como sinal de compromisso real de cumprir o acordo comum diariamente) e jogos para quebrar o gelo. As crianças receberam também cachecóis com o seu nome, que puderam decorar com uma tesoura termoplástica e utilizar o dispositivo de termopar da biblioteca. Mais tarde, todos tivemos uma sessão prática – educação ao ar livre “O Mundo Maravilhoso das Ervas” com o Dr. Marius Lasinskas, um famoso herborista da Lituânia, que começou a sua conversa com o público com a música sonora de uma lata, introduziu as 3 regras básicas da herborização e explorou as semelhanças/diferenças entre plantas e pessoas com as crianças … Os campistas aprenderam muito sobre os benefícios das plantas e reforçaram os seus conhecimentos com sal de ervas, que fizeram e provaram em conjunto. A educação passou para a natureza, com um passeio ao longo da margem do lago, mesmo ao lado da biblioteca, aprendendo sobre as plantas úteis que se encontram por perto.

A tarde do segundo dia do acampamento começou com um encontro com Kristina Jakaite-Bulbukiene, a autora do livro “Bobausis bez ausų: trumpis istorijos o Spurgis” (O Bobausis sem Orelhas: Histórias curtas sobre Spurgis), que animadamente contou às crianças como o livro nasceu, apresentou o herói do seu livro, Spurgis, e contou algumas histórias sobre a vida de Spurgis, o que levou a discussões com os mais pequenos sobre as tarefas domésticas, a estrutura da família e as experiências de ser o primeiro, segundo, terceiro <….> filho da família. A discussão foi enriquecida com a criação de uma árvore genealógica para cada família, que as crianças puderam continuar em casa com a família. Depois da educação, juntamente com o Gabinete de Saúde Pública do Município do Distrito de Trakai, fomos ao estádio para fazer exercício e jogar jogos activos, e para ver como a nossa pulsação muda antes e depois da participação ativa. De volta à biblioteca, esperava-nos outra atividade educativa – pintar em seda, utilizando tintas e contornos especiais – derramando tinta sobre o tecido para criar belas imagens: gatinhos, peixes, barcos, flores…

No terceiro dia do acampamento, realizou-se um encontro com Jolanta Sereikaite, escritora e artista, que apresentou a forma como criou o seu livro “Katytės Tikės miškas”. Tikė é um gato que percorre a floresta e apresenta às crianças os habitantes da floresta: animais, pássaros e insectos. Seguindo o exemplo do gato, os mais pequenos falaram sobre os animais que têm em casa ou que gostariam de ter. Durante este encontro, os campistas desenharam animais que encontram novos amigos em diferentes locais – uma cobra, um peixe, um esquilo e outros. Por fim, criaram nomes e histórias para os animais que desenharam, assumindo assim o papel de autores. A segunda parte do dia também foi divertida – os campistas tiveram a oportunidade de fazer caleidoscópios únicos e verdadeiros com a ajuda do educador Juste da 100zuikiu.lt – daqueles que não se compram, porque o contributo pessoal é sempre mais próximo do coração e mais apreciado. Antes do processo criativo, o educador analisou as ilusões ópticas com as crianças e explicou como se cria um caleidoscópio.

No quarto dia do acampamento, começámos com um programa sobre a prevenção do consumo de álcool, tabaco e outras substâncias psicoactivas, preparado pelos representantes do Gabinete de Saúde Pública do Município de Trakai, que incluía muita informação educativa, um filme instrutivo e um questionário sobre um estilo de vida saudável e os danos causados pelos hábitos nocivos. Mais tarde, a parte divertida do dia estava à espera de todos: as crianças foram entretidas pelo ilusionista Yuri, do centro de celebrações “Mažasis genijus”, que as surpreendeu com vários truques de magia, juntamente com o seu assistente Ghost. As paredes da biblioteca encheram-se de exclamações de admiração, entusiasmo e alegria dos campistas! As boas emoções também nos deram força para trabalhar com outro ativo da biblioteca – um cortador a laser para gravar porta-chaves de madeira com desenhos das crianças.

No último dia do campo, também não faltou animação. O “Workshop de Cianotipia” com Irina da Biblioteca Pública Adam Mickiewicz do Condado de Vilnius foi uma novidade na nossa biblioteca. A cianotipia é uma das técnicas de imagem fotográfica mais antigas do mundo: as crianças fizeram a sua própria imagem a partir de formas preparadas em papel revestido com uma solução sensível à luz e observaram como, quando expostas à luz, era criada uma impressão fotográfica com uma cor azul caraterística. À medida que o dia avançava, trocámos o azul pelo amarelo e pelo preto e ouvimos um apicultor interessante e sinceramente dedicado, Virginijus Kondrotas, falar sobre abelhas. Aprendemos como as acalmar, como se defendem dos ursos e porque é que o mel tem cores diferentes. O apicultor ofereceu mel fresco às crianças e a biblioteca forneceu pepinos frescos e queijos de sobremesa. E para que a despedida do acampamento até ao próximo ano não seja triste, pusemos música e usámos todas as cores do arco-íris para fazer caretas. Ao mesmo tempo, os que estavam à espera faziam crachás para usar.

Foi assim que a semana foi intensa! Foi ótimo ver os sorrisos dos mais pequenos, ouvir “obrigado” das crianças e dos pais, ler comentários positivos no espaço público. Os pais consideram que os seus filhos se divertiram, participaram em actividades interessantes e enriquecedoras e aprenderam muitas coisas novas.

A Unidade de Literatura Infantil congratula-se com o facto de as actividades do campo terem ajudado as crianças a desenvolver a sua criatividade e iniciativa, bem como a aumentar a sua resistência a hábitos nocivos. Tentámos criar um ambiente seguro e inclusivo para os jovens campistas, para que desenvolvessem competências tecnológicas cognitivas e criativas. As actividades do campo também promoveram a leitura e hábitos de vida saudáveis e ajudaram a desenvolver uma cultura de comunicação e cooperação.