Notícias

Muitas atracções no 700º aniversário

Trakai celebra também o 625º aniversário da chegada das Caraíbas e espera para muitos visitantes.

Trakai tem duas datas importantes no seu calendário de eventos este ano. Estes são o 700º aniversário da cidade e o 625º aniversário da chegada da menor minoria étnica da Lituânia – os karaitas.
No último fim-de-semana de Janeiro, estas datas, que serão marcadas por muitos eventos ao longo do ano, serão apresentadas na capital Vilnius, na maior feira internacional de turismo da Lituânia, ADVENTUR. Os visitantes também conhecerão as últimas notícias de turismo que os esperam em Trakai em 2022. Serão anunciados pelo conhecido músico Saulius Petreikis, que se tornou famoso como multi-instrumentista. A sua música antiga e estilizada será tocada tanto na exposição como ao longo de todo o ano em Trakai.

O Centro de Informação Turística de Trakai convida todos os interessados a permanecerem mais tempo em Trakai. Oferece serviços para famílias, excursões temáticas, recreação com animais e actividades de lazer activas – que também podem ser acedidas no site www.trakai-visit.lt.

Após consulta com historiadores em 2020, foi acordado que a data histórica da fundação de Trakai será considerada como 8 de Setembro de 1322. De agora em diante, o aniversário da cidade será oficialmente celebrado – os eventos culturais mais importantes do ano terão lugar, cuja variedade agradará tanto aos habitantes locais como aos convidados da cidade.

Não é por acaso que muitos eventos serão realizados em Trakai para comemorar o Ano dos Karaitas lituanos. A comunidade Karaite lituana é altamente respeitada em Trakai. Os karaitas da Crimeia foram trazidos para a Lituânia pelo Grande Príncipe Vytautas, o governante da Lituânia, e alojados na cidade fora do seu castelo. Os descendentes dos karaitas ainda vivem aqui, e Trakai é considerada a capital desta nação, que tem preservado a sua língua, tradições e costumes durante séculos. Os karaitas eram famosos como bons diplomatas, soldados e jardineiros.

Uma pequena mas activa comunidade Karaite irá oferecer muitos eventos e vários projectos. Os karaitas lituanos também se orgulham da sua música nacional, que os lituanos ainda não conhecem bem. Não há dúvida: o Ano dos Karaitas Lituanos é uma grande oportunidade para apresentar esta comunidade a toda a Lituânia e ao mundo. Mais sobre a comunidade em www.karaim.eu
O Município do Distrito de Trakai não só apoia estes planos, como também está a fazer mudanças importantes por si próprio. Um dos planos é instalar um stand de informação em Trakaite, no início da Rua Karaite, que apresentará aos visitantes a história da chegada dos karaitas à Lituânia e da sua vida actual. Ao lado da Escola de Arte Trakai, está prevista a instalação de stands onde serão exibidas não só obras e reproduções de crianças da Escola de Arte, locais, mas também artistas estrangeiros famosos. A rua principal de Trakai está cada vez mais repleta de carros – uma questão sensível tanto para residentes como para turistas. Por conseguinte, este ano o conceito de tráfego será melhor adaptado aos peões, à comunidade e às empresas.

Outro projecto de que a Câmara Municipal do Distrito de Trakai se orgulha e que terá início em 2022 é o Mapa de Residentes do Distrito de Trakai (Mapa de Trakietis). O seu principal objectivo é promover a escolha dos transportes públicos. O cartão destina-se a residentes cujo local de residência se situe no distrito de Trakai.

Os eventos do primeiro aniversário terão início no início de Maio e a celebração do principal aniversário da cidade terá lugar em Setembro.

Outro novo projecto é o regresso do antigo estádio no centro da cidade para os residentes. A propósito, as ideias para a criação de um parque urbano aqui são propostas por estudantes do Ginásio Anhalter, que vieram da Alemanha há alguns anos, como parte do intercâmbio cultural e turístico entre cidades gémeas. Haverá um regresso a isto e às novas ideias, que serão implementadas por uma oficina criativa.

As boas notícias esperam os visitantes também noutras áreas. O lago Galvė tornou-se há muito tempo uma atracção turística, mas a ideia de o ligar ao outro lago Totoriškiai está a ser considerada. Falando com os barqueiros, os trabalhadores da construção civil, está previsto que possa haver uma gôndola que, quando os carros estacionarem nas entradas da cidade, possa chegar confortavelmente ao Castelo de Trakai. Outra atracção está planeada no meio do lago – uma fonte impressionante. Isto torna claro que o aniversário do Trakai será de facto marcado não por um mas por vários projectos e pela sua implementação.