Notícias

Recordação do “Domingo Sangrento”

Em Trakai, como em toda a Lituânia, o dia 13 de Janeiro foi marcado pela memória de 13 de Janeiro de 1991, quando muitos milhares de pessoas em Vilnius se opuseram corajosamente aos tanques e metralhadoras do exército soviético em defesa da independência nacional reconquistada. 14 lituanos tinham sido mortos e centenas feridos neste protesto pacífico.

Pessoas desarmadas, lideradas por um desejo implacável de liberdade, ergueram-se contra os tanques e metralhadoras do governo soviético. Os lituanos lembram-se sempre dos heróis desse dia 13 de Janeiro, “Dia dos Defensores da Liberdade” – também conhecido como “Domingo Sangrento”. As acções tiveram lugar em 1991 em Vilnius e nos subúrbios, bem como nas cidades de Alytius, Siauliai, Varena e Kaunas.

A comemoração “Cantamos a nossa liberdade” teve lugar na quinta-feira, 13 de Janeiro, entre outros, no parque de estacionamento do Palácio da Cultura. A exposição literária-etnográfica “We remember” estará em exposição na Biblioteca Trakai até 5 de Fevereiro. A exposição “Não os esqueceremos” é dedicada aos defensores da liberdade lituana até 31 de Janeiro. No total, mais de uma dúzia de eventos tiveram lugar nas localidades do distrito de Trakai para assinalar a comemoração. Muitas pessoas seguiram o apelo da administração do distrito de Trakai e colocaram velas nas janelas já de manhã.

Origem:
https://www.trakai.lt/naujienos/2022-m.-traku-rajono-savivaldybes-renginiai-skirti-laisves-gyneju-dienai-pamineti/4018