O comité de parceiros Borne e a direção da associação de geminação de cidades Rheine reuniram-se para planear o futuro
GLANERBRUG/Rheine. Como é que a geminação de cidades entre Borne e Rheine deve ser organizada no futuro, tendo em conta as novas condições na Europa? Para determinar este rumo, o comité de parceiros Borne e a direção da associação de geminação de cidades Rheine tiraram um dia no fim de semana passado para analisar os processos tradicionais e redefinir objectivos. O local da reunião foi altamente simbólico: 16 membros activos de Borne e Rheine fizeram um retiro no centro de conferências Euregio “Terhaar-sive-Droste” em Glanerbrug, praticamente na fronteira entre os dois países. Os grupos de trabalho foram moderados por Angelika Kordfelder, antiga presidente da câmara de Rheine, e por Rob Welten, antigo presidente da câmara de Borne e de Haaksbergen, que também participa ativamente na Euroregio há décadas.
Reiner Wellmann, presidente da associação de geminação de cidades Rheine, e Nico Gosselt, atual chefe do Comite Borne, recordaram as origens desta parceria, que existe há mais de 42 anos, no início do encontro, ao analisarem o documento de geminação: o objetivo é “iniciar, promover e organizar encontros entre pessoas de ambas as cidades”. Isto é tão importante hoje como era há mais de 40 anos.
Em seguida, os participantes retiraram-se para os trabalhos de grupo. O Bornenser e o Rheinenser trabalharam em conjunto, numa composição mista, sobre a questão de saber como deve ser encarado o papel do comité de parceiros e da associação de geminação de cidades, tendo em conta a polarização no mundo e a diminuição da confiança nas instituições europeias. Outras questões foram como intensificar os encontros entre os cidadãos das duas cidades, como reforçar o intercâmbio de alunos e, sobretudo, o que os cidadãos das duas cidades podem aprender uns com os outros.
A ligação ao conselho e à administração de ambos os municípios também desempenha um papel importante. Afinal, tanto o comité parceiro Borne como a associação de geminação de cidades Rheine trabalham numa base voluntária em nome dos conselhos para organizar e manter as ligações entre os dois municípios. Neste contexto, foi também acordado que, após as eleições autárquicas nos Países Baixos, em março próximo, deverá ter lugar uma reunião dos conselhos de ambas as cidades, o mais tardar no outono de 2026.
Os resultados foram apresentados e discutidos numa grande sessão plenária durante a tarde. Os participantes irão agora levar os resultados para os seus comités. Os próximos meses mostrarão certamente que novo ímpeto haverá na geminação de cidades Borne-Rheine. Um olhar sobre os eventos conjuntos dos próximos doze meses deixa claro que a ligação entre os dois municípios é uma das mais activas em toda a região da Euroregião: só no calendário estão previstos 13 eventos. Por exemplo, um torneio de e-soccer entre jovens de Borne e Rheine na sede do clube Borner Sportclub NEO pela primeira vez em meados de janeiro de 2026. www.friendsineuropa.com