Notícias

Alunos em movimento em Leiria

Intercâmbio com a cidade gémea em Portugal – Três escolas envolvidas

Leiria. 19 alunos do Kopernikus-Gymnasium, do Gymnasium Dionysianum e da Kaufmännische Schulen estão atualmente a desfrutar de uma estadia cheia de acontecimentos e muito informativa em Leiria. O intercâmbio de estudantes com a cidade gémea portuguesa é organizado pela associação de geminação da cidade Rheine e pelas escolas. Irja Erben e Ildefons Kirfel, da direção da associação de geminação da cidade, acompanharam o grupo. Os jovens vivem com famílias da cidade geminada. Dentro de algumas semanas, os alunos de Leiria viajarão para Rheine e também viverão com famílias durante uma semana.

História, política e cultura europeias no centro de Portugal, actividades desportivas e bem-estar mental – é assim que o programa dos anfitriões foi descrito. As escolas Afonso Lopes Vieira e Francisco Rodrigues Lobo planearam uma grande variedade de actividades para cada dia. Depois de um longo dia de viagem – o grupo partiu para o aeroporto de Schiphol à uma da manhã da passada terça-feira – o programa arrancou com uma receção na Câmara Municipal. O antigo e novo presidente da câmara, Sérgio Lopes, recebeu os convidados com um ar satisfeito. Tinha acabado de ser confirmado no cargo dois dias antes com uma maioria esmagadora. Mostrou aos jovens convidados uma colagem que retratava Leiria e Rheine juntos. A localização das duas cidades junto a um rio é a harmonia perfeita desta parceria.

Durante a visita obrigatória ao castelo de Leiria, três alunas portuguesas tomaram a dianteira. Na descida, os alunos puderam explorar a cidade em pequenos grupos, num quiz optimizado para telemóveis. Seguiu-se uma visita ao museu da cidade e à histórica fábrica de papel do rio Lis, onde os jovens criaram a sua própria folha de papel com visível entusiasmo.

Uma excursão ao sistema escolar português, organizada por Lisete Pereira, também foi certamente interessante para os jovens de Rheine e arredores. Os convidados também participaram numa aula. A informação sobre a mudança da vegetação em Portugal foi introduzida com um piquenique sob sobreiros, que ainda são um importante produto de exportação. Em 2017, a região perdeu a maior parte dos seus pinhais devido a incêndios florestais devastadores.

No dia seguinte, dirigimo-nos para o mar, na praia de Pedrógão. Os efeitos devastadores dos incêndios florestais ainda eram visíveis na viagem até lá. Um guia local explicou-nos os esforços de reflorestação. Depois de um passeio pela praia, a visita continuou até ao Mosteiro da Batalha, onde o contexto histórico foi novamente explicado de forma muito clara por jovens portugueses. Para além da impressionante capela do fundador, a mudança da guarda no túmulo do soldado desconhecido foi um dos pontos altos do programa. Melissa, de 16 anos, de Rheine, resumiu a viagem da seguinte forma: “Vimos muito de Portual e Leiria nesta viagem – desde o mar na Nazaré até ao mosteiro na Batalha. Pudemos ver com os nossos próprios olhos como as alterações climáticas se estão a fazer sentir claramente e que consequências estão a ter na vida das pessoas”.

Os convidados passaram o fim de semana com famílias portuguesas. Os anfitriões aproveitam normalmente esta oportunidade para fazer excursões na região. A festa de despedida na segunda-feira foi o último evento antes do voo de regresso do Aeroporto de Lisboa na terça-feira de manhã. No seu discurso de boas-vindas, o Presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, sublinhou que este era o 24.º intercâmbio de jovens das cidades geminadas. No próximo ano, esperam celebrar um verdadeiro aniversário com o 25º intercâmbio. Mas antes haverá o reencontro em dezembro em Rheine, que os jovens anfitriões aguardam com particular expetativa.

www.friendsineuropa.com