Notícias

As grelhas de circulação e os postes de barreira são desmontados

Foto (Stadt Rheine): Sperreinrichtungen wie in diesem Beispiel werden nach und nach entfernt oder verkehrsgerecht versetzt.

Rheine. Um novo decreto do Ministério dos Transportes da Renânia do Norte-Vestefália tem por objetivo garantir uma maior segurança nas ciclovias. As barreiras nas ciclovias, tais como pilaretes, postes de barreira ou barreiras de desvio, devem ser verificadas pelas autoridades locais por razões de segurança e removidas, se necessário. Dado que cada vez mais pessoas andam de bicicleta de uma forma saudável e respeitadora do clima, é necessário tornar as ciclovias mais seguras e acessíveis. Os pilaretes e as barreiras são muitas vezes uma fonte de perigo e, de acordo com o decreto, só devem ser utilizados em casos excepcionais.

Thomas Roling, chefe do departamento de planeamento da mobilidade e dos transportes, está tranquilo quanto aos requisitos do novo decreto: “Já introduzimos um programa bem-sucedido para reduzir o número de instalações nas ciclovias quando começámos a implementar as medidas do conceito de ciclismo em 2020”. Entretanto, cerca de 80 pilaretes, barreiras e postes de barreira foram removidos ou, nos casos em que foram considerados necessários como medida de segurança, recolocados em conformidade com as regras de trânsito.

As barreiras nas ciclovias apresentam frequentemente um risco considerável de colisão – especialmente no escuro. Os postes de barreira baixos, em particular, podem facilmente passar despercebidos quando os ciclistas se deslocam em grupo. Este facto aumenta o risco de acidentes com ferimentos graves. Ao mesmo tempo, muitas destas instalações impedem a passagem de pessoas com bicicletas de carga, atrelados ou triciclos para adultos ou tornam os caminhos intransitáveis para elas. Estas barreiras são também muitas vezes uma fonte de perigo para as crianças e as pessoas com deficiência.

A cidade de Rheine gostaria de incentivar mais pessoas a trocarem o automóvel pela bicicleta. O objetivo é permitir o uso rápido, seguro e confortável da bicicleta em Rheine. “Vamos continuar o nosso programa e promover sistematicamente o uso da bicicleta através de medidas pequenas e eficazes”, disse Roling, confirmando os objectivos da cidade. “Os cidadãos podem apoiar-nos neste esforço, apontando pilaretes e barreiras desnecessárias. O sistema de notificação de incidentes EMS da cidade Rheine é particularmente adequado para isso”. Quer se trate de lixo, danos nas estradas, semáforos defeituosos ou postes de amarração em ciclovias, equipamento de parques infantis defeituoso ou bancos de jardim sujos – os cidadãos podem comunicar tudo o que observam nos espaços públicos ou tudo o que os incomoda. O sistema de comunicação de incidentes Rheine é o endereço central para a comunicação de deficiências (reportantes de deficiências), mas também para sugestões de melhoria das infra-estruturas. Pode ser acedido através da seguinte ligação: www.Rheine.de/emsRheine.