A Ministra de Estado da Cultura, Claudia Roth, atribui as mais altas distinções à música amadora em Rheine
Rheine. “Talvez a música possa salvar o mundo?” A Ministra de Estado da Cultura, Claudia Roth MdB, colocou esta questão no domingo, na cerimónia de entrega dos prémios Zelter e PRO MUSICA, no Stadthalle. Perante mais de 500 convidados, Roth entregou a placa Zelter para os coros e a placa PRO MUSICA para os conjuntos instrumentais, que foi doada pelo Presidente da República Federal da Alemanha. Esta distinção máxima para a música amadora, juntamente com as actuações da Orquestra Sinfónica Juvenil de Solingen, do coro de rapazes Wuppertaler Kurrende, da orquestra de acordeões Musica Viva e do coro pop Groophonik, constituíram o ponto alto dos Dias da Música Coral e Orquestral (TCOM), que decorreram de 8 a 10 de março em Rheine.
As placas Zelter e PRO MUSICA são atribuídas anualmente a organizações musicais que tenham dado um contributo especial para o desenvolvimento do sector musical ao longo de, pelo menos, 100 anos. Este ano, as primeiras placas e certificados foram atribuídos a
- a Wuppertal Kurrende (placa Zelter)
- à Orquestra de Sopros de Rodde (placa PRO MUSICA)
Todos os anos, numerosos conjuntos são homenageados com as placas – em 2024, haverá um total de 51 placas Zelter e 70 placas PRO MUSICA. Em nome de todos os galardoados, a primeira cerimónia de entrega de placas do ano é sempre realizada no âmbito das Jornadas da Música Coral e Orquestral.
No seu discurso, a Ministra de Estado da Cultura, Claudia Roth MdB, referiu-se à possibilidade de nos encontrarmos com respeito mútuo através da música, tendo em conta a guerra na Ucrânia e a guerra em Gaza, desencadeada pelo ato terrorista do Hamas. Ao homenagear os conjuntos galardoados com as placas, referiu-se também à enorme importância do trabalho musical com jovens: “Os coros e orquestras de jovens promovem a comunidade, transmitem valores democráticos e, sim, também a abertura ao outro, ao que nunca foi ouvido ou visto antes. A educação musical é a base de tudo o que puderam vivenciar este fim de semana nas Jornadas de Música Coral e Orquestral e o que todos nós tanto apreciamos na rica cena musical amadora da Alemanha: o seu contributo absolutamente indispensável para a nossa sociedade”. Ao mesmo tempo que manifestou o seu apreço pelas placas, apelou ao empenho em preservar esta tradição e o seu contributo para a nossa sociedade, a fim de “salvar o mundo – se não diretamente, pelo menos torná-lo mais pacífico e civilizado”.
No seu discurso de boas-vindas, o Presidente da BMCO, Benjamin Strasser MdB, reconheceu as realizações dos membros do ensemble, que vivem para a música a título honorário, paralelamente ao trabalho ou à escola, e que, por isso, também tornaram este festival possível: “As placas representam o compromisso contínuo com a nossa tradição, novos processos artísticos hoje e agora. Em mais de 100.000 clubes e conjuntos musicais – e com 1.400 concertos diários – as pessoas estão a trabalhar contra o fosso social no nosso país. Para além disso, a música amadora dá apoio, especialmente em regiões estruturalmente fracas, onde pouco mais existe. Na sua amplitude, a música amadora é, portanto, sempre uma expressão da nossa forte sociedade civil e dá um contributo decisivo para a prestação de serviços culturais básicos a nível nacional na Alemanha. Precisamos das sociedades musicais hoje mais do que nunca: elas são a espinha dorsal da nossa democracia, que temos de continuar a reforçar.”
O Dr. Peter Lüttmann, Presidente da Câmara da cidade de Rheine, agradeceu às muitas pessoas envolvidas nos Dias da Música Coral e Orquestral: “Este fim de semana alegraram muitas pessoas na nossa cidade. Experimentámos o quanto a música nos comove. Ela aproxima as pessoas e proporciona educação. Mas a música só pode ter sucesso se nos ouvirmos uns aos outros.” Os próximos Dias da Música Coral e Orquestral terão lugar em Ravensburg (BW) de 28 a 30 de março de 2025. A cidade no coração da Alta Suábia tornar-se-á então a capital nacional da música amadora. As candidaturas de conjuntos serão aceites a partir de abril de 2024.
Fonte: https: //bundesmusikverband.de