Notícias

Dia da História no Museu Falkenhof

„Charta Bentlage“, Karte aus dem Jahr 1744. Falkenhof Museum Rheine. Foto: Stephan Kube

Uma visita ao Museu Falkenhof Rheine no domingo, 28 de janeiro, vale particularmente a pena para quem se interessa por história. O “Dia da História” começa aqui às 11h30 – um evento com pequenas palestras e uma visita guiada especial sobre a história da cidade de Ems. Para começar, o historiador local Hartmut Klein irá debruçar-se sobre a extração pré-industrial de sal em Huckberg, perto de Bevergern, e Rothenberg, perto de Wettringen; ambas as salinas foram precursoras das salinas Gottesgabe em Rheine e a utilização das nascentes de salmoura remonta ao século XIV. O Dr. Christof Spannhoff, diretor do museu ao ar livre de Mühlenhof e especialista de renome na história da região de Nordmünsterland, apresentará uma panorâmica da história do sal na Vestefália. Após estas duas breves apresentações, o vencedor do prémio cultural Andre Schaper conduzirá os participantes numa visita guiada de 20 minutos à área exterior entre o Falkenhof e o Ems, centrando-se na nova instalação das lápides judaicas perto do Mühlentörchen.

Haverá depois tempo para uma pausa para o almoço em conjunto, antes de mais duas curtas palestras emocionantes às 14 horas. Oliver Raß M. A., voluntário de investigação nos museus municipais Rheine, apresentará as suas descobertas sobre a força de trabalho nas salinas em Rheine nos séculos XVIII e XIX. Por fim, o Dr. Peter Rohlmann e a responsável pelo património Stefanie Remberg, da associação “Historische Altstadt Rheine”, darão a conhecer o trabalho da associação e o estado atual da investigação sobre a casa Münstermauer 27. No futuro, adultos e crianças poderão viajar no tempo neste raro exemplar sobrevivente de um edifício residencial e agrícola pertencente a uma família da classe média em Rheine. O programa de conferências prolongar-se-á até cerca das 15h15, após o que haverá oportunidade de visitar a exposição especial “Sal. Histórias do ouro branco de Rheine”, onde a curadora da exposição, Dra. Christiane Kerrutt, terá todo o prazer em responder a quaisquer perguntas sobre os documentos e objectos expostos.

A inscrição é essencial para a participação no “Dia da História”, uma vez que será fornecido um pequeno lanche e bebidas durante a pausa para o almoço (contribuição para as despesas: 7 euros). As inscrições podem ser efectuadas até 23 de janeiro por correio eletrónico para ou por telefone para 05971 – 939 711.