Notícias

Caridade, solidariedade e comunidade

Mit einer Fotoaktion haben Mitarbeitende des Caritas-Hauses die Aussage des Banners mit ihrer sichtbaren Unterstützung nochmals unterstrichen.

Caritas Rheine envia um sinal visível contra o antissemitismo

Rheine.cpr. Uma faixa com as palavras “Caridade, solidariedade e comunidade – não há lugar para o antissemitismo” está pendurada no centro de aconselhamento da Caritas Rheine em Bültstiege há alguns dias. Ao lado está o slogan “A nossa cruz não tem ganchos”, que a Caritas em Rheine tem publicitado repetidamente desde 2019.

A questão do antissemitismo voltou a ser muito atual em toda a Alemanha desde o ataque terrorista em Israel em 7 de outubro, a subsequente tomada de reféns e a entrada do exército israelita na Faixa de Gaza.

Com esta faixa, a Caritas Rheine pretende dar um contributo para contrariar a crescente hostilidade contra os judeus e promover a coesão social. “Esta é a nossa declaração contra o ódio, a violência e o antissemitismo”, explica Dieter Fühner, Diretor Executivo da Caritas Rheine. Fühner sublinha também o profundo significado da frase “A nossa cruz não tem ganchos”. “Este lema não só representa uma clara rejeição da violência e do extremismo, mas também encarna uma união comum e cosmopolita.”

Nesta atitude, há espaço para todas as pessoas e opiniões, desde que não sejam prejudiciais para os outros. “A nossa cruz não tem ganchos” simboliza, portanto, não só uma rejeição da violência, mas também o apoio explícito a uma coexistência respeitosa, em que a diversidade e a tolerância constituem as pedras angulares”, explica Ludger Schröer, membro da direção da Caritas