Notícias

Compromisso com as pessoas necessitadas em primeiro plano

Foto (v.l.): Kevin Löcke (Ehrenamtsbegleiter Suppenküche), Elisabeth Pelke (Vereisen ohne Koffer), Anja Rickert (Ehrenamtsbegleiterin Verreisen ohne Koffer), Anita Alhorn (Suppenküche), Elisabeth Segger (Suppenküche), Caroline Winkelmann (Ehrenamtsbegleiterin Caritas-Elisabethstift), Monika Elling (Caritas-Elisabethstift), Dieter Fühner (Caritas-Vorstand).

Caritas Rheine agradece aos voluntários pelos seus muitos anos de empenhamento social e caritativo

Rheine.cpr. social department stores’ Brauchbar & Co., banco alimentar, recreio da cidade ou hospício são apenas alguns exemplos dos muitos campos de trabalho da Caritas Rheine em que muitas pessoas estão envolvidas numa base de voluntariado. As áreas de atividade são diversas e vão desde o trabalho em comissão, passando pelo cuidado, acompanhamento e apoio a jovens, crianças, famílias, idosos, pessoas com deficiência, doentes mentais, toxicodependentes, pessoas com um historial de migração e pessoas solitárias e desesperadas em várias situações de vida, até ao apoio aos colaboradores da Caritas a tempo inteiro.

Para muitos voluntários, o trabalho voluntário é tão natural que faz parte da vida quotidiana. Muitos já nem sequer se colocam a questão do “porquê”. “Tinha tempo, estou fisicamente bem e queria fazer algo com significado.” “Eu próprio fui uma pessoa que precisava de ajuda no passado e vi uma oportunidade de mudar as coisas em pequena escala.” Estas e muitas outras respostas são dadas quando se pergunta aos cerca de 420 voluntários da Caritas Rheine porque é que são voluntários. Todos os anos, a Caritas Rheine aproveita a oportunidade para agradecer, numa cerimónia, a todos os voluntários que se dedicam ao trabalho social e caritativo voluntário há 10, 25 ou mais anos. Este ano, a cerimónia teve lugar na sala de empena do edifício da Caritas na Lingener Straße.No âmbito desta cerimónia, quatro voluntários da Caritas receberam um prémio especial em reconhecimento dos seus muitos anos de empenho. No seu discurso de boas-vindas, o membro da direção da Caritas, Dieter Fühner, agradeceu a todos os voluntários: “Vocês conhecem as necessidades da população local e podem ajudar imediatamente e sem burocracias”, sublinhou Fühner. Fühner citou como exemplo os 365 dias por ano em que a sopa dos pobres está aberta. Ou as várias formas de apoio no lar residencial para idosos da Caritas-Elisabethstift.Os respectivos supervisores voluntários dos serviços e instalações apresentaram os voluntários e as suas áreas de responsabilidade e, juntamente com Dieter Fühner, entregaram as insígnias de honra, um ramo de flores e um pequeno presente como agradecimento.Os seguintes voluntários foram homenageados pelos seus muitos anos de empenho.

Homenageadoscom prata pelos 10 anos: Monika Elling (Caritas-Elisabethstift), Elisabeth Pelke (Verreisen ohne Koffer), Anita Alhorn (Suppenküche)

Distinguida por25 anos: Elisabeth Segger (Sopa dos pobres)