Notícias

Graffiti sobre o tema da violência

Die Schülerinnen und Schüler näherten sich künstlerisch dem Thema Gewalt. Zu sehen sind die Graffiti-Kunstwerke in der Stadtbibliothek.

Exposição na biblioteca municipal

RheineNo sábado, 25 de novembro de 2023, terá lugar o dia internacional da memória e da ação “Não à violência contra as mulheres e as raparigas”. Neste contexto, os alunos da Escola Secundária de Euregio trabalharam o tema da violência no âmbito da disciplina obrigatória “MitMenschen”. Os alunos ficaram também a conhecer o trabalho da responsável pela igualdade de oportunidades da cidade em Rheine, Gaby Beckmann. Foi assim que surgiu a ideia de fazer um graffiti sobre este tema, no âmbito do dia de memória e ação “Não à violência contra as mulheres e as raparigas”.

Jana Bida (colaboradora do centro local de aconselhamento especializado contra a violência sexual da Diakonie WesT e. V.) foi recrutada para preparar o conteúdo da campanha de graffiti. Os jovens do 9º e 10º anos aprenderam sobre as diferentes faces que a violência pode assumir. Este facto foi também realçado no contexto da migração. Ao mesmo tempo, aprenderam também como se defender da violência e que tipo de ajuda está disponível para as pessoas afectadas.

Alguns dias mais tarde, sob a orientação da equipa profissional de pulverizadores “Bunt mit uns” de Greven, os alunos criaram telas de graffiti no local vizinho da escola de arte juvenil da cidade Rheine (Meisenstraße 30, Rheine), que abordam artisticamente este tema. Com explicações e reflexões sobre os respectivos quadros, estes podem agora ser vistos na biblioteca municipal Rheine, Osnabrücker Straße 84. Mais tarde, as imagens serão expostas na Escola Secundária de Euregio.

O sucesso do projeto foi possível graças à excelente cooperação entre os professores do curso eletivo da Euregio Comprehensive School, o serviço de cuidados pastorais da escola, que acompanha o curso, a escola de arte juvenil da cidade Rheine, o centro de aconselhamento especializado contra a violência sexualizada, a equipa de pulverizadores, o funcionário municipal para a igualdade de oportunidades Rheine e os alunos.

O projeto foi financiado pela escola de arte juvenil da cidade Rheine, pela lkd.nrw (jugendkunstschulen kulturpädagogische dienste), pela LKJ (Landesvereinigung Kulturelle Jugendarbeit NRW e. V.) e pelo Ministério da Infância, Juventude, Família, Igualdade, Refugiados e Integração do Estado da Renânia do Norte-Vestefália.