Notícias

Violência contra as raparigas e as mulheres

Foto (Stadt Rheine) v.l.: Bürgermeister Dr. Peter Lüttmann, Gaby Beckmann (Gleichstellungsbeauftragte der Stadt Rheine), Anja Verhoeven (stellv. Gleichstellungsbeauftragte), Martin Forstmann (TBR), Gabi Hinken (Gleichstellungsbeauftragte TBR)

Banco vermelho em frente à Câmara Municipal chama a atenção para um problema grave

Rheine. Desde esta semana, os cidadãos podem sentar-se num “banco vermelho” em frente à nova Câmara Municipal. A “Ação do Banco Vermelho” chama a atenção para a questão da “violência contra as raparigas e as mulheres” e é originária de Itália. Entretanto, em muitas cidades são instalados bancos com a cor vermelha como sinal para sensibilizar os cidadãos para esta questão.

Juntamente com Martin Forstmann, Chefe do Departamento de Estradas e Construção da Technical Works Rheine (TBR), a responsável pela Igualdade de Oportunidades da cidade de Rheine, Gaby Beckmann, implementou agora também este projeto em Rheine – tal como muitos responsáveis pela Igualdade de Oportunidades estão atualmente a fazer no distrito de Steinfurt.

O Presidente da Câmara, Dr. Peter Lüttmann, salienta que a violência contra as raparigas e as mulheres existe em todo o lado, em todas as classes sociais e grupos etários: “É difícil para todos nós imaginar que existem vítimas de violência doméstica entre amigos, no bairro ou no trabalho – mas vamos olhar em conjunto como sociedade!”

No banco vermelho está afixado um cartaz que chama a atenção para os serviços de apoio oferecidos pela linha telefónica de ajuda “Violência contra as Mulheres”. Aí, todas as mulheres podem obter aconselhamento gratuito, 24 horas por dia, através do número de telefone 116 016 – entretanto, em 18 línguas.