Notícias

Pequenos donativos têm um grande impacto

Associação de geminação de cidades Rheine abre novos caminhos na ajuda à Ucrânia

Rheine. “É possível sentir a infinita gratidão das pessoas na Ucrânia em cada telefonema, em cada e-mail!” Irina Lebsack mostra-se bastante entusiasmada quando relata as suas experiências com os parceiros do projecto.

Desde o início da guerra, a Associação para a Promoção da Geminação de Cidades tem estado envolvida na ajuda à Ucrânia. Cerca de 80.000 euros foram disponibilizados através de donativos para o transporte de ajuda para Ivano Frankivsk, Zaporizhzhya e outras cidades afectadas pela guerra. Foram sobretudo medicamentos, geradores de emergência e máscaras respiratórias que encontraram destinatários tão gratos.

Desde há alguns meses, a associação tem vindo a adoptar uma nova abordagem, também devido ao declínio dos donativos. Três projectos são apoiados com pequenos montantes de 500 euros cada. “Trata-se também de ajuda material, mas também de um sinal de que somos solidários com as pessoas na Ucrânia e estamos felizes por as ajudar”, diz Winfried Hülsbusch, da direcção do lar de crianças da Caritas.

Irina Lebsack e Winfried Hülsbusch gostariam muito de receber mais apoio.

Irina Lebsack é ucraniana de nascimento, mas vive em Rheine há doze anos. A funcionária da Caritas é intérprete de ucraniano e russo. Ela relata os três projectos que são apoiados por Rheine.

Em Nikolayev (Mykolayiv), uma cidade no sul da Ucrânia (antes da guerra cerca de 480.000 habitantes), é apoiada uma instituição para crianças com deficiências físicas. Entretanto, os bebés dos pais que fugiram directamente da zona de guerra são também acolhidos neste lar. “Mesmo às crianças mais pequenas são diagnosticados traumas que as acompanharão para o resto das suas vidas”, sabe Irina através de relatos de Nikolayev. Uma vez que as terapias psicossociais convencionais ainda não são eficazes com estas crianças pequenas, as crianças dos dois aos cinco anos são tratadas através de terapias orientadas para as crianças, como pintar, cantar, dançar e fazer música. Os donativos de Rheine foram utilizados para comprar utensílios de pintura, instrumentos musicais simples e outros materiais. Além disso, as duas transferências de 500 euros cada foram utilizadas para a compra de mobiliário.

As crianças refugiadas com idades compreendidas entre os cinco e os doze anos, bem como os “adolescentes”, são apoiados por duas iniciativas em Odessa, também no sul da Ucrânia. Muitas pessoas fugiram para lá das zonas de guerra mais próximas, como Kharkiv ou Zaporizhzhya. “Por vezes, nem sequer têm o proverbial saco de plástico consigo. Não têm nada”, diz Irina.

As crianças recebem cuidados psicológicos nas duas instalações ou participam em programas de acção. “Neste momento, algumas delas estão num campo de férias no campo, longe da acção da guerra, para poderem passar uns dias sem alarmes de raides aéreos ou sem ficarem em bunkers.

Não são apenas os mais jovens que participam nestas instalações, mas também os idosos dos bairros. Estes ensinam às crianças canções e danças ucranianas.

Há psicólogos disponíveis para crianças e jovens gravemente traumatizados. Estes têm de ser financiados. Os donativos de Rheine são também uma ajuda preciosa para o efeito. Existe também uma espécie de “banco alimentar” onde os idosos podem obter alimentos e medicamentos. Estes são também levados para as aldeias vizinhas. Os idosos não abandonam as suas casas por medo e dependem da ajuda externa.

“Irina Lebsack e Winfried Hülsbusch estão satisfeitos com este apoio concreto da associação de geminação.

Para garantir que a Associação de Geminação de Cidades possa continuar a apoiar estes três projectos, solicita donativos monetários para a conta: IBAN DE 65 4035 0005 0000 0642 53 com a palavra-chave “Hilfe für die Ukraine” na Stadtsparkasse Rheine. Os recibos de donativos serão emitidos a pedido. www.friendsineurope.com