Notícias

Viver em casa e necessitar de cuidados

O aconselhamento sobre habitação da Caritas fornece informações importantes

Rheine/Kreis Steinfurt. cpr. O Sr. M. sofre da doença de Parkinson. Até agora tem conseguido andar bastante bem com esta doença, mas desde há algum tempo que tem notado que está a ficar mais instável e tropeça com mais frequência. Os dois degraus em frente à casa e a pequena casa de banho com um chuveiro alto são agora cada vez mais um problema. Se ele quiser continuar a viver no apartamento com a sua mulher, este terá de ser parcialmente remodelado para se tornar adequado para receber cuidados. Não são só as pessoas com doença de Parkinson que se vêem confrontadas com esta situação; muitas outras doenças também provocam restrições na capacidade de andar e de se movimentar.

O Sr. e a Sra. M. contactaram Elisabeth Nagelschmidt do serviço de aconselhamento sobre habitação da Caritas Rheine para obter aconselhamento e apoio. A conselheira de habitação visitou o casal em casa e discutiu possíveis soluções. “Ao remodelar o apartamento desta forma, é especialmente importante criar espaço suficiente para a circulação e tornar tudo tão livre de barreiras quanto possível”, explica Elisabeth Nagelschmidt. Mesmo em divisões pequenas, pode ser criado espaço suficiente através de uma divisão inteligente. Durante as consultas, é discutida uma solução individual, porque cada apartamento é diferente e cada limitação física pode exigir medidas de adaptação específicas. Por vezes, é necessária uma conversão complexa e, por vezes, é suficiente a utilização de uma ajuda, como um elevador de banheira ou uma rampa móvel para a entrada da casa. Estas ajudas podem ser emprestadas pelas caixas de seguro de doença. No âmbito do aconselhamento, a conselheira de habitação da Caritas elabora projectos de adaptação para uma casa de banho adequada aos cuidados, dá dicas sobre o financiamento das medidas de adaptação e ajuda a lidar com as autoridades e os comerciantes. As medidas de renovação necessárias são subsidiadas pelo seguro de cuidados prolongados até 4.000 euros, se existir um diploma de cuidados prolongados. Cerca de 80 % das pessoas idosas que necessitam de cuidados são assistidas e cuidadas em casa por familiares. Os familiares prestadores de cuidados dão assim um importante contributo para a sociedade. Por este motivo, é muito importante que o espaço doméstico esteja devidamente equipado para os cuidados e não tenha barreiras. Desta forma, torna-se muito mais fácil cuidar de quem precisa de cuidados.

O serviço de aconselhamento de habitação da Caritas Rheine é responsável pela parte ocidental do distrito de Steinfurt. As consultas são gratuitas. O serviço de aconselhamento habitacional da Caritas Rheine é apoiado financeiramente pelas associações estatais do fundo de seguro de cuidados prolongados, pela cidade de Rheine e pelo distrito de Steinfurt. Para mais informações, contactar Elisabeth Nagelschmidt no serviço de aconselhamento habitacional da Caritas para pessoas idosas, através do número 05971 862-348 ou por correio electrónico: .