Notícias

Dez semanas de experiência importante

Catia Carraco im Architekturbüro Terhechte/Höfker mit Architekt Dirk Terhechte und Bautechniker Samuel Criado im Hintergrund.

Duas jovens alunas e um estudante da cidade gémea Leiria completaram estágios em Rheine e na área circundante.

Rheine/IBBENBÜREN/STEINFURT. Uma delas sabe agora que um sonho para toda a vida se tornará realidade quando ela começar a estudar arquitectura. A sua colega, por outro lado, percebeu que o design é “a sua coisa” e – menos ainda – a arquitectura. E a terceira quer fazer formação prática num escritório de arquitectura na sua região de origem Leiria antes de decidir sobre os próximos passos na exigente profissão. Os estudantes portugueses Catia Carraco, Mariana Gomes e Joel Rodrigues estão actualmente a terminar os seus estágios Erasmus de dez semanas, o que têm vindo a fazer desde o início de Janeiro em gabinetes de arquitectura em Rheine e nos arredores. Isto foi possível graças à associação de geminação da cidade Rheine, aos gabinetes de arquitectura Achterkamp und Möller (Steinfurt), agn (Ibbenbüren) e Terhechte & Höfker (Rheine) em cooperação com a Escola Secundaria Francisco Rodrigues Lobo (Leiria), bem como aos proprietários extremamente hospitaleiros em Rheine.”Estamos satisfeitos por este intercâmbio ter sido tão bem sucedido e por os jovens da nossa cidade geminada terem recebido impulsos importantes para as suas carreiras futuras”, disse Reiner Wellmann, presidente da associação de geminação.

“Quero tornar-me arquitecto”. Este estágio ajudou-me muito na minha decisão”, diz Catia Carraco, que passou o seu tempo em Rheine no escritório da Terhechte & Höfker. O estágio foi uma experiência muito valiosa fora do seu próprio país. Ela elogia o ambiente no escritório de arquitectura Rheiner: “Todos foram incrivelmente simpáticos para mim e ajudaram-me muito”. “Ficámos positivamente surpreendidos por ela ter sido capaz de lidar com o nosso software tão rapidamente que já tinha bons conhecimentos básicos”, disse a Dra. Dirk Terhechte. O seu projecto foi a visualização de uma renovação do sótão em Ibbenbüren em representações tridimensionais. “Ela ajudou-nos realmente. Conseguimos utilizá-la de uma forma muito orientada para o projecto. Ela tinha um grande sentido do dever e sempre nos encontrou com um sorriso”, Terhechte elogia a jovem portuguesa. O seu colega imediato, o técnico de construção Samuel Criado, que como espanhol foi capaz de comunicar perfeitamente com o estagiário, também elogiou a jovem em conclusão: “Isso foi o máximo. Ela é mega simpática e super trabalhadora. Resultou muito bem”, diz Criado. Catia, que foi capaz de admirar flocos de neve pela primeira vez durante o seu tempo em Rheine, quer estudar em Lisboa ou Coimbra.

Joel Rodrigues com o arquitecto Christoph Achterkamp.

Joel Rodrigues trabalhou no escritório de Achterkamp/Möller na divisão de um edifício histórico barroco em Münster em espaço vital. Também beneficiou disto para a sua tese final em Portugal: “Inspirei-me muito no meu projecto. Para o exame final, irei transformar uma casa num espaço vital para as pessoas – desde o design exterior ao interior”. “Ele é um tipo muito calmo e equilibrado”, diz o arquitecto Christoph Achterkamp. Ele levou o jovem de Leiria a palestras na Universidade de Ciências Aplicadas de Münster algumas vezes. Na Escola de Arquitectura de Münster (MSA), Achterkamp detém actualmente uma cátedra substituta na construção de edifícios. “O estágio foi muito útil de muitas perspectivas. Aprendi muito”, conclui Rodrigues, que apanhava o autocarro de Rheine para Burgsteinfurt todas as manhãs às 7 da manhã. Mas também decidiu durante este estágio que irá estudar design, nomeadamente na Faculdade de Belas-Artes de Belas Artes de Lisboa.

Mariana Gomes no gabinete de arquitectura agn (Ibbenbüren).

“Tive aqui uma grande ajuda e uma resposta a cada pergunta”, conclui Mariana Gomes, que passou o seu tempo na sede da agn em Ibbenbüren. Entre outras coisas, trabalhou de forma independente numa sala de conferências e também ajudou a conceber uma cozinha para uma universidade. “Houve muitas oportunidades de feedback. Foi-me ensinado muito pensamento conceptual aqui”, diz Mariana alegremente. Ela também recebeu muita inspiração para o seu trabalho de exame em Leiria. Ela está a desenvolver um conceito de design para uma casa para os seus pais. “Vai certamente enviar-nos fotografias quando a casa estiver terminada”, diz Oliver Langhammer da direcção da agn em conversa. A equipa da agn deu-lhe muitas dicas para a sua tarefa. Entre outras coisas, ela também construiu um modelo para o seu exame. Estas experiências solidificaram a sua decisão de se candidatar primeiro a uma empresa de arquitectura, directamente depois da escola, para trabalhar ali de forma concreta e prática. “Gostaria de me especializar em design de interiores”, é a conclusão de Mariana após o estágio.

Os três jovens simpáticos de Leiria estão agora a ser substituídos por outros três estudantes que estão a ganhar a sua experiência em turismo, gestão cultural e gastronomia em Rheine até ao final de Maio. www.friendsineurope.com