Notícias

Pintura contra o terrível trauma

Ajuda que chega lá

Desde o início da guerra de agressão russa, a associação de geminação Rheine e a Caritas Children’s and Youth Home têm apelado conjuntamente para doações para a população que sofre na Ucrânia.

Especialmente no início da guerra, a resposta foi esmagadora. Foram financiados geradores para gerar electricidade, e foram enviados para a zona de crise transportes de ajuda carregados com medicamentos, ligaduras e alimentos.

O acolhimento de refugiados ucranianos no Lar da Criança e da Juventude da Cáritas também proporcionou a oportunidade de estabelecer contacto directo com iniciativas privadas e organizações que trabalham no terreno.

No decurso da guerra, formaram-se redes de apoio humanitário na Ucrânia, que se encontram em estreita troca graças à tecnologia digital.

Por exemplo, uma iniciativa cuida de pessoas idosas na região de Kharkiv que estão isoladas do abastecimento alimentar.

As embalagens com alimentos não perecíveis são embaladas e entregues por meios aventurosos.

Embora as infra-estruturas de electricidade, água e calor sejam repetidamente atacadas pelos ocupantes russos, partes da produção alimentar ainda estão intactas, de modo a que a população possa abastecer-se a si própria com a moeda estrangeira necessária.

Mas os mais jovens, que estão completamente esmagados pelas suas experiências de guerra, também estão a ser tratados. As terapias artísticas e musicais, conduzidas por especialistas ucranianos, são os primeiros passos para aliviar as experiências traumáticas. Os utensílios necessários foram também adquiridos através de doações.

Para assegurar que as doações chegam às iniciativas, apenas pequenas quantidades são transferidas. O recebimento do dinheiro é confirmado imediatamente, e a utilização da quantia é também documentada por fotos e breves explicações.

A necessidade na Ucrânia ainda é grande e é provável que venha a aumentar devido aos conflitos armados.

Por conseguinte, é tanto mais importante que o apoio humanitário à Ucrânia não cesse.