Notícias

Com a mente, o coração e a mão – impressionados com o que os voluntários conseguem

Die Vorsitzende des Rheiner Sozialausschusses, Gertrud Hovestadt (r.), informierte sich im Caritas-Sozialkaufhaus Brauchbar & Co. über die Arbeit der Rheiner Tafel und half anschließend einen Tag bei der Sortierung und Ausgabe von Lebensmitteln mit.

Cada vez mais pessoas dependem do apoio da Rheiner Tafel / Presidente do Comité Social A Presidente do Comité Social Hovestadt ajuda na Tafel durante um dia

Rheine.cpr. A inflação e os custos crescentes da energia estão a atingir duramente aqueles que já têm pouco dinheiro para gastar. Cada vez mais pessoas carenciadas estão agora dependentes de mais apoio. Entre outras coisas, os grupos de vereadores na câmara municipal de Rheine apresentaram uma moção de apoio a instituições sociais para pessoas carenciadas, tais como o Rheiner Tafel, Salzstreuer ou Sozialpunkt. Durante a estação fria, as pessoas em situações de vida difíceis devem também poder ficar em quartos aquecidos.

Uma vez que os preços estão a subir acentuadamente, especialmente para a alimentação, cada vez mais pessoas estão dependentes do apoio dos bancos alimentares, como é também o caso em Rheine. No Rheiner Tafel, os alimentos doados são distribuídos a pessoas com baixos rendimentos. “Especialmente nestes tempos, muitas pessoas estão dependentes de serviços de apoio adicionais”, explica Dieter Fühner, membro da direcção da Cáritas. “Isto também é evidente, por exemplo, no forte aumento da procura da Tafel. A Rheiner Tafel serve actualmente cerca de 1.400 clientes”, acrescenta Sebastian Vossel, Chefe do Departamento para o Trabalho, Habitação e Participação na Associação da Cáritas Rheine.

Sem o apoio activo dos numerosos voluntários, este serviço, que é vital para muitos clientes, não seria possível. Mas é aqui que o Rheiner Tafel também atinge os seus limites. Também aqui, a proposta pretende ajudar, instruindo os políticos para apoiarem a Rheiner Tafel no recrutamento de voluntários. A fim de obter uma visão do trabalho dos voluntários, a presidente do comité social Rheiner, Gertrud Hovestadt (Bündnis 90/Die Grünen), ajudou durante um dia na Tafel em conjunto com os voluntários. “Estou muito impressionada com o que os voluntários fazem aqui, com as suas mentes, corações e mãos”. Os voluntários são a cola que mantém a nossa cidade unida”, disse Hovestadt. Aqui experimenta-se que não só o dinheiro conta e que nem todos saem por si próprios.

Globalmente, Hovestadt promoveu o trabalho voluntário: “O trabalho voluntário é tão importante, seja em clubes desportivos, na assistência a crianças e idosos, no trabalho juvenil, na cultura e na protecção ambiental. O que seria de Rheine sem o trabalho voluntário? Esperemos que continuem a existir pessoas que se voluntariem em Rheine. Não podemos passar sem o trabalho voluntário!

Para mais informações sobre o dia de Gertrud Hovestadt, ver o relatório de experiência pessoal em anexo.

A presidente do Comité Social de Rheiner, Gertrud Hovestadt (r.), descobriu o trabalho da Rheiner Tafel na loja de departamentos sociais da Cáritas Brauchbar & Co. e depois passou um dia a ajudar a seleccionar e distribuir alimentos.