Notícias

23 Geradores de energia de emergência para a Ucrânia

Bleiben bei dieser Hilfsaktion im Gespräch (v.l.): Oleksandr Karpov, Nadiia Senko und die Schatzmeisterin des Städtepartnerschaftsvereins, Ingrid Brauer.

A associação de geminação de cidades organiza acções de socorro juntamente com refugiados de Rheine

Quando Oleksandr Karpov e Nadiia Senko contam a sua história, ela envia arrepios pela sua coluna, a mão do jornalista experiente treme um pouco enquanto toma notas apesar de toda a sua experiência, e o caroço na sua garganta parece ficar cada vez mais espesso.

Oleksandr e Nadiia fugiram da Ucrânia, ela de Kiev, ele de perto de Zaporizhzhya. Há alguns meses, Nadiia veio para Rheine após um longo e perigoso voo com a sua filha de dois anos. Oleksandr chegou a Hauenhorst com a sua mulher e dois filhos no início do ano passado e encontrou alojamento com um membro da associação de geminação. Entretanto, a família Karpov e a Sra. Senko e a sua filha encontraram apartamentos. Ensina alemão às crianças ucranianas na escola gramatical Kopernikus e actuou como intérprete na reunião. Ele, um engenheiro formado, organiza ajuda ao povo da Ucrânia.

No entanto, a conversa com a tesoureira da associação de geminação, Ingrid Brauer, não foi principalmente sobre as terríveis experiências que quase todos os refugiados da zona de guerra relataram; o motivo da reunião foi um vislumbre de esperança que une todos os envolvidos.

Há algumas semanas, um empregado da “Saint Nicholas Clinic” em Zaporizhzhya, a grande cidade do Dnieper com uma população anterior de 700.000 habitantes, tinha contactado o seu amigo Oleksandr e pedido-lhe que procurasse e, se possível, comprasse também alguns geradores de energia. O que era necessário eram grupos geradores adequados para o funcionamento de electrónica sensível, por exemplo em equipamento médico.

Oleksandr tem laços estreitos com a região, pois a sua família é de lá e alguns membros da família ainda estão presos na cidade de Tokmak, ocupada pela Rússia, perto de Zaporizhzhya.

Também neste caso, Oleksandr Karpov mostrou-se satisfeito com o apoio do membro da associação de geminação que espontaneamente ofereceu a sua ajuda.

Ao mesmo tempo, Karpov iniciou uma campanha de angariação de fundos entre colegas refugiados ucranianos. Isto angariou cerca de 6000 dólares, ou cerca de 5000 euros. Isto financiou as primeiras dez unidades, que funcionam com gasolina e têm ligações USB para carregar telemóveis. Os telemóveis desempenham um papel importante na Ucrânia porque outros meios de comunicação, tais como o telefone, desapareceram quase por completo. Graças a uma generosa doação de um membro e do pote de doação da associação de geminação, outros 13 dispositivos puderam ser adquiridos.

23 geradores de energia, financiados a partir das doações, poderiam ser postos a caminho.

As unidades foram compradas e temporariamente armazenadas em Köthen, na Saxónia-Anhalt, onde outros conhecidos de Oleksandr vivem há anos. As três primeiras unidades chegaram agora a Zaporizhzhya e na segunda-feira as restantes 20 unidades foram enviadas pelo seu caminho. Primeiro, uma empresa de transportes financiada por doações levou-os através da Polónia para Liew. A partir daí, um veículo da clínica recolheu as unidades de modo a que o transporte de 2200 quilómetros fosse o mais rentável possível.

As unidades não são agregados enormes que podem abastecer uma clínica inteira com electricidade, mas sim unidades móveis. Desta forma, lugares mais pequenos na área de captação onde o hospital tem bases também podem ser abastecidos com electricidade.

A atmosfera inicialmente opressiva da conversa desvaneceu-se e está cada vez mais a transformar-se em euforia. Oleksandr, Nadia e os membros da associação de geminação concordam: através do contacto directo com o hospital, eles sabem que puderam ajudar da forma mais curta possível. Cada cêntimo vai directamente para o hospital em Zaporizhzhya e esta não deve ser a última ajuda de Rheine. “Precisamos urgentemente de mais donativos para podermos adquirir geradores de energia adicional e estações móveis de tratamento de água”, os participantes concordaram com os próximos passos.

A fim de continuar esta ajuda, a associação pede urgentemente mais doações para a conta da associação de geminação, IBAN DE 65 4035 0005 0000 0642 53 no Stadtsparkasse Rheine, palavra-chave “Spendenaktion Ukraine”.

——————————————————————————————-