Notícias

Cerimónia de Entrega de Prémios aos Cidadãos 2022: Distinções num ambiente festivo

Foto (Stadtpressestelle Rheine) v.l.n.r.: Bürgermeister Dr. Peter Lüttmann mit den Bürgerpreisträgerinnen und -preisträgern Günther Probst, Cäcilia Bockholt-Renger, Jörg Klüter, Kimberley Koop und Linus Benedikt Grundke. Wegen einer Erkrankung konnte der 90-jährige Theo Weischer nicht an dem Festakt teilnehmen.

Rheine. Em 2022, os cidadãos da cidade de Rheine que demonstraram um compromisso especial com o trabalho voluntário foram novamente homenageados com o Prémio do Cidadão. No sábado, o Presidente da Câmara de Rheine, Dr Peter Lüttmann, agradeceu aos voluntários durante uma cerimónia no Morriensaal do Falkenhof.

“Com o Prémio do Cidadão, homenageamos pessoas que demonstraram um empenho voluntário excepcional”, disse o Dr. Lüttmann no seu discurso de boas-vindas: “O senhor empenhou-se e assumiu responsabilidades como o trabalho. Podemos sentir o seu entusiasmo, a sua energia, o seu estar na estrada. Cria-se um claro valor acrescentado para todos nós”.

Entre as quase 30 propostas, o júri seleccionou este ano nada menos do que seis vencedores do Prémio do Cidadão, que colocaram a sua energia ao serviço da sociedade. O primeiro no sábado foi Cäcilia Bockholt-Renger. Há muitos anos que está envolvida na instituição social “Offenes Ohr” da paróquia católica de S. João Baptista e está empenhada em ajudar os refugiados aqui. Durante quase 20 anos, Jörg Klüter tem trabalhado voluntariamente para o Serviço de Juventude e Família, entre outras coisas como presidente. Günther Probst também foi homenageado pelo seu trabalho no quadro. Foi presidente da família Kolping Rheine-Zentral durante mais de três décadas. Ao mesmo tempo, está activo na junta paroquial da paróquia de St. Dionysius e na junta consultiva de idosos da cidade de Rheine. Um rosto familiar para muitos será Theodor Weischer, que recebeu o Prémio do Cidadão em parte pelo trabalho voluntário da sua vida na aldeia de Elte. Infelizmente, não pôde assistir à cerimónia devido a doença. O agora com 90 anos de idade foi um dos co-fundadores da Heimatverein Elte em 1973 e serviu no seu conselho até 2018. Com os dois premiados mais jovens, Linus Benedikt Grundke e Kimberley Koop, o júri seleccionou dois jovens que estão empenhados num Rheine amigo dos jovens. Ambos são voluntários no Centro Jakobi da Juventude. Além disso, apoiam os interesses das crianças e dos jovens no “kinderstark – NRW schafft Chancen” e na recém-fundada equipa de jovens para Rheine. Além disso, são activos como “SaM” formados (alunos como multiplicadores).

Andreas Merk no piano de cauda e Lothar Eirmbter no saxofone providenciaram o acompanhamento musical da cerimónia. Após a cerimónia, os vencedores do prémio do cidadão assinaram o Livro de Ouro da cidade de Rheine.