Notícias

Parceria com uma cidade na Ucrânia?

A seguinte declaração sobre a discussão sobre uma parceria com uma cidade na Ucrânia foi agora enviada ao presidente da câmara e aos grupos parlamentares na câmara municipal de Rheine:

Caro Presidente da Câmara, Senhoras e Senhores Presidentes dos grupos parlamentares,a Direcção da Associação para a Promoção da Geminação de Cidades da Cidade de Rheine discutiu o desejo publicamente manifestado de uma geminação de cidades alemãs-ucranianas na sua reunião de 15 de Novembro de 2022.

A decisão sobre uma nova geminação é da responsabilidade da câmara municipal. Ao fazê-lo, deverá ter em conta as condições e oportunidades criadas pelos acordos de geminação de cidades existentes, bem como a experiência que adquirimos ao longo de muitos anos. Resumimimo-las na seguinte declaração apoiada conjuntamente:

  1. Os encontros de pessoas no âmbito da geminação de cidades europeias são de saudar porque tornam possível de uma forma especial ganhar experiência internacional, estabelecer amizades e promover a coesão na Europa. Na geminação de cidades, o foco tem sido sempre a aproximação das pessoas. Devido à guerra de agressão russa, uma geminação de cidades germano-ucranianas, que agora também está a ser exigida publicamente, não pode actualmente permitir que as pessoas se encontrem nem fornecer à Ucrânia o apoio urgentemente necessário para o próximo Inverno.
  2. Mesmo sem um acordo oficial de geminação, existem agora formas experimentadas e testadas de prestar a assistência urgentemente necessária através da geminação de cidades e da cidadania.
  3. Uma geminação de cidades germano-ucranianas só poderia desenvolver o seu valor numa perspectiva de longo prazo. Por exemplo, acompanhar os ucranianos no seu “caminho para a Europa” poderia ser um objectivo significativo, como praticámos com o apoio europeu nos anos 90 na rede municipal Bernburg, Borne, Rheine e Trakai. Acidade gémea de Leiria juntou-se à rede nos anos 2000, através de esforços conjuntospara proteger o clima. Inúmeras pessoas das cidades gémeas estiveram envolvidas.

  1. Embora o Presidente Federal esteja actualmente a apelar aos municípios para que se empenhem na geminação de cidades com parceiros ucranianos, uma iniciativa puramente “nacional” já não nos parece apropriada. Uma e outra vez, sentimos que actividades alemãs descoordenadas levam a irritação, se não rejeição, entre os parceiros europeus. Por conseguinte, ao tomar a sua decisão, por favor considere também que sentimentos e reacções isto poderia desencadear entre os nossos parceiros em Bernburg, Borne, Leiria e Trakai. Especialmente porque o próprio Trakai já mantém uma geminação de cidades com a cidade de Ivano Frankiwsk, favorecida pelos iniciadores.

  1. Não só a NRW Town Twinning Network, mas também organizações relevantes têm visto a geminação bilateral de cidades em declínio durante anos. Em contraste, o número de geminações multilaterais de cidades e parcerias de projectos está a crescer. As redes de cidades com abordagens temáticas ou regionais também estão a aumentar. A rede municipal Rheine, Bernburg, Borne, Leiria e Trakai foi das primeiras na Europa nos anos 90, foi inovadora, foi promovida nos projectos para Trakai na altura e está ainda hoje em plena sintonia com a tendência de desenvolvimento. Exemplos são os projectos conjuntos de protecção climática nos últimos anos, os encontros de jovens ou a actual cooperação digital no projecto “friendsineurope”.

  1. O caminho percorrido pela associação de geminação sob o lema “Amigos ajudam Amigos”, no qual fornecemos até agora doações no valor de 46.000 euros como ajuda para a Ucrânia através da cidade gémea Trakai, é um caminho contemporâneo e inovador contra o pano de fundo dos argumentos mencionados. Do mesmo modo, juntamente com a cidade, apoiámos o acolhimento de refugiados ucranianos pela cidade gémea Leiria.

  1. Portanto, em vez de uma geminação bilateral adicional de cidades, o conselho da cidade de Rheine deveria reforçar a rede municipal existente Rheine, Bernburg, Borne, Leiria e Trakai e motivá-la a trazer uma cidade gémea ucraniana Trakais para a rede e acompanhá-la no seu caminho para a Europa. Isto não requer um acordo de geminação entre Rheine e a cidade ucraniana, mas pode ser uma possibilidade a médio ou longo prazo se o compromisso cívico puder ser desenvolvido do lado ucraniano.
  2. Contudo, são necessárias conversações preliminares com os parceiros em Bernburg, Borne, Leiria e Trakai, que poderão conduzir a uma tarefa enriquecedora para o já bem sucedido trabalho em rede.
  3. Concordamos expressamente com a declaração pública do presidente da câmara: uma decisão puramente “simbólica” do conselho sobre uma nova geminação de cidades não é suficiente. Quem quiser uma tal cooperação europeia municipal deve também fornecer os recursos organizacionais e financeiros para a mesma.Esperamos a vossa compreensão e que os nossos argumentos sejam tidos em conta no vosso processo de tomada de decisão sobre um novo compromisso da cidade com a geminação de cidades.Com os melhores cumprimentos!
  4. Reiner WellmannChairman