Notícias

Os direitos da mulher são direitos humanos

Dia Internacional contra a Violência contra a Mulher

Rheine. Na sexta-feira, 25 de Novembro, celebra-se o “Dia Internacional contra a Violência contra a Mulher”.

Todos os anos, este dia recorda-nos que os direitos das mulheres não são uma questão natural a nível mundial e que as mulheres são frequentemente expostas à violência. Mas é claro: os direitos das mulheres são direitos humanos – em qualquer parte do mundo!

O que parece tão evidente é infelizmente ainda uma questão importante: actualmente, as mulheres no Irão, em particular, lutam pelos seus direitos e têm de temer pelas suas vidas.

A responsável pela Igualdade de Oportunidades da cidade de Rheine, Gaby Beckmann, chama a atenção para o facto de que a violência contra as mulheres também acontece todos os dias na Alemanha. A violência tem muitas faces: violência física, perseguição, mobbing, violência digital ou sexualizada são algumas das formas de violência contra as mulheres. Estatisticamente, cada terceira mulher no nosso país é vítima de violência sexual e/ou física.

Rheine infelizmente não é excepção aqui!

Gaby Beckmann, em cooperação com a polícia Rheine e o pessoal do centro de aconselhamento para mulheres e do abrigo para mulheres da Diakonie WesT e. V., compilou os seguintes números, que provam este triste facto:

  • Em 2021, o abrigo para mulheres Rheine ofereceu refúgio a um total de 75 mulheres e crianças. Este ano, também, muitas mulheres e os seus filhos já receberam protecção e ajuda.
  • Em 2021, 13 infracções contra a autodeterminação sexual (ou seja, violação ou agressão sexual) foram registadas pela polícia em Rheine; só em 2022 (até à data limite de 30.09.2022) já foram registadas 24 infracções.
  • Além disso, foram registados 287 casos de violência doméstica contra mulheres em 2021 na chamada área de vigilância Rheine (que, para além da cidade de Rheine, inclui também os municípios de Neuenkirchen e Hörstel); para o ano 2022, foram registados 128 relatórios até 30.09.2022.
  • Em 2021, o Centro de Aconselhamento de Mulheres forneceu aconselhamento e apoio a 510 mulheres afectadas pela violência – das quais 144 mulheres vêm de Rheine.

O número de casos não denunciados é muito superior, mas estes números já mostram claramente que as mulheres também são afectadas pela violência em Rheine.

O responsável pela Igualdade de Oportunidades da cidade de Rheine gostaria, portanto, de apelar às pessoas para procurarem e apoiarem.

Em Rheine, o abrigo para mulheres oferece refúgio e protecção às mulheres e seus filhos que são afectados pela violência doméstica – independentemente da origem, educação e religião. O pessoal do abrigo para mulheres pode ser contactado 24 horas por dia em 05971 12793.

O centro local de aconselhamento para mulheres também oferece uma vasta gama de serviços de aconselhamento: aconselhamento especializado sobre violência doméstica (telefone 05971 800 73 70) e aconselhamento especializado contra a violência sexual (telefone 05971 800 92 92).

A linha de ajuda nacional também oferece ajuda 24 horas por dia em 18 línguas diferentes sob o número de telefone 0800 116 016. Neste número de telefone, as mulheres afectadas, as pessoas do meio social das pessoas afectadas, assim como os profissionais, podem obter aconselhamento sobre todas as formas de violência contra as mulheres.