Notícias

A represa não será arrastada!

Há alguns anos houve um rumor de que, de acordo com a nova Directiva Europeia da Água, o açude em Rheine seria arrasado até ao chão. O pano de fundo disto era que os peixes e outros animais que viviam ao longo do Ems deveriam poder viajar pelo Ems.

No entanto, num evento informativo na terça-feira na Câmara Municipal, tornou-se claro que afinal o açude não seria removido. A consequência desta variante seria que o nível da água no centro da cidade desceria dois metros, e os alcances superiores do Ems de Rheine também desceriam, de modo a que as águas subterrâneas também se afundassem. Os tributários dos prados Ems e Ems também secariam.

De acordo com os últimos planos, nada muda a sul do açude. A altura total da represa será retida, mas atrás da represa a água já não cairá na depressão calcária, formando uma pequena queda de água. Uma espécie de rampa equipada com rochas permite que a água flua mais de cerca de 200 metros até ao nível actual na zona de Bentlage.

A água continuará a correr no Salinenkanal, a eclusa permanecerá em funcionamento. Portanto, a única coisa que muda é a vista de baixo do açude. Na minha opinião, isto pode ser definitivamente um enriquecimento, especialmente porque também pode haver aqui instalações balneares.

A documentação pode ser encontrada aqui:

https://www.Rheine.de/media/www.Rheine.de/org/med_733/10780_15.11.22_emswehr_Rheine_pp.pdf.