Notícias

Arquivo Metropoli reposicionado após a queda de dados

Foto (Stadt Rheine), v.l.: Jan Niehuesbernd, Heinz Schulte, Dr. Peter Lüttmann, Maik Angerhausen

Rheine. Cerca de 2,5 anos após a queda dos dados nos arquivos do seu cinema Metropoli, o proprietário e operador Heinz Schulte está a olhar para o futuro com confiança. Como foi noticiado, houve uma falha inesperada do computador em Junho de 2020 que resultou em numerosas perdas de dados. Foram afectadas tabelas de conteúdos assim como numerosos registos/documentações e directórios de palavras-chave para quase 30.000 fotografias com um volume total de dados de quase 30 TB. Estes incluíam documentos de filmes históricos com entrevistas com testemunhas contemporâneas sobre a cidade Rheine a partir de 1917, bem como 400 filmes com 12.0000 minutos de filme sobre o desenvolvimento da nossa cidade. Grandes partes das descrições e inventários DeepL foram perdidas nessa altura, apesar dos backups regulares.

Infelizmente, mesmo com o apoio de uma empresa especializada, os dados não puderam ser restaurados. A partir deste ponto, Heinz Schulte iniciou a reconstrução, que se traduziu numa tarefa sisifena. Entretanto, com a ajuda da sua esposa Karin e Jan Niehuesbernd, aluno sénior da Escola Integral Euregio, antigo estagiário e desde então importante apoiante, conseguiu reconstruir o arquivo histórico de filmes sobre a história da cidade Rheines.Foi também apoiado pelo Arquivo Municipal, que lhe forneceu os meios de armazenamento apropriados e ofereceu-se para armazenar os dados espelhados nestes meios no armazém do Arquivo Municipal e assim protegê-los.

Em meados de Novembro, Heinz Schulte e Jan Niehuesbernd apresentaram orgulhosamente o arquivo cinematográfico ao Presidente da Câmara Peter Lüttmann, que tinha assumido o patrocínio do projecto “Testemunhas Contemporâneas”, e ao arquivista Maik Angerhausen.

“Estou muito satisfeito por Heinz Schulte não só ter conseguido reconstruir uma grande parte do seu arquivo, mas sobretudo por estar a disponibilizar-nos o trabalho da sua vida. Estamos assim a preservar documentos importantes e valiosos da história contemporânea”, diz o Presidente da Câmara Lüttmann.Foi também importante para Heinz Schulte expressar o seu agradecimento à administração e a todos os apoiantes: “Desde a fundação do Metropoli em 2001 e do Grupo de Trabalho de Documentos Históricos do Cinema em 2009, muitos apoiantes voluntários têm trabalhado em e sobre projectos. E a cidade de Rheine também tem apoiado omeu e o nosso trabalhodesde o início.Com os dados agora disponíveis em duplicado, deve ser excluída uma perda comparável de dados para o futuro”, continua Heinz Schulte.