Notícias

Começaram os trabalhos de demolição no antigo quartel de Damloup

Foto (Stadt Rheine), v.r.: Dr. Peter Lüttmann, Milena Schauer, Mark Dieckmann und Andre Wissing (Polier)

Rheine. O antigo quartel de Damloup tornar-se-á o Europa-Viertel am Waldhügel.Após a aquisição e aquisição do antigo quartel pela cidade de Rheine em Agosto de 2022, os trabalhos de demolição e desconstrução começaram imediatamente após cerca de 10 semanas.

Originalmente construídas em 1934, as casernas foram fortemente bombardeadas durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente em 1945. Após o fim da guerra, nos anos de 1948 a 1975, os edifícios consideravelmente danificados acima do solo foram sucessivamente desmantelados e novos edifícios erguidos noutros locais. “E é precisamente aqui que reside o desafio especial para a desconstrução do local”, diz Mark Dieckmann. Ele é o gestor de conversão da cidade de Rheine e é, portanto, responsável pela conversão do site, que anteriormente era utilizado para fins militares, em usos civis. “Temos de levantar, analisar e processar o tecido de construção subterrânea porque queremos reutilizar o máximo possível para a nova construção prevista das estradas e caminhos de acesso”, continua Dieckmann.

Para além dos edifícios subterrâneos, devem ser demolidos os actuais edifícios de quartel, 71 crateras de bombas cheias de detritos de construção, estradas antigas, linhas de serviço, áreas de perfuração e vários 10.000 metros cúbicos de detritos de construção subterrâneos. Espera-se que o trabalho na propriedade de 100.000 metros quadrados demore um bom ano. Uma vez que a desconstrução terá lugar em três secções, novos desenvolvimentos para a primeira fase de construção podem começar já no próximo ano.

Estou satisfeito por estar a ser construído um bairro residencial inovador para cerca de 1.600 pessoas no recém-nomeado Europa-Viertel em Waldhügel. Este projecto ajudará a aliviar o mercado de habitação tenso”, disse o Presidente da Câmara Dr. Peter Lüttmann.

Milena Schauer, chefe do departamento de planeamento e construção, ficou também encantada: “A nova área residencial está planeada de tal forma que será construída num ambiente urbano de alta qualidade. Por exemplo, está previsto um parque de cerca de 18.000 metros quadrados num bairro quase sem carros”.

O projecto foi apresentado na EXPO Real em Munique, uma feira e conferência do sector imobiliário, em Outubro. A resposta positiva de outras cidades bem como de investidores mostra que a cidade de Rheine está no bom caminho com o seu conceito imaginativo e virado para o futuro, tendo em conta os problemas crescentes causados pelo consumo imenso de terra, bem como os problemas causados por fortes chuvas e a inversão da mobilidade.