Notícias

Herrnhut Star Hangs de novo

Desde há dez anos, a Estrela de Herrnhut foi fixada à torre sineira da Igreja Paroquial de Dionysius durante o Advento. É visível de longe, na escuridão, porque é iluminado por dentro. Este ano, a propósito, é iluminado pela primeira vez com luzes de poupança de energia.

A estrela tem o nome da Igreja Morávia da Irmandade, que tem a sua sede em Herrnhut, na Alta Lusatia, um lugar fundado pelos descendentes da Irmandade Evangélica Morávia a 17 de Junho de 1722. Refugiados da fé da Boémia e da Morávia tinham encontrado aí refúgio. Em 1727 fundaram a Unidade da Irmandade Renovada para estabelecer uma nova comunidade cristã.

Cinco anos mais tarde, o trabalho missionário começou, enquanto os seus filhos eram enviados para internatos, por exemplo a instituição dos rapazes e raparigas na colónia de Kleinwelka ou o Pädagogium em Niesky. As primeiras estrelas de Herrnhut foram aí fabricadas. Quando a Unity Boys’ Institution celebrou ali o seu 50º aniversário em 1821, uma estrela iluminada com 110 pontos flutuou no pátio. Também não foi pendurado durante o Advento, porque a celebração jubilar teve lugar de 4 a 6 de Janeiro, ou seja, a Festa da Epifania. Enquanto outras igrejas exibiam presépios, esta Estrela de Belém encaixava nos salões simples e brancos da Brüdergemeinde. Mais tarde, a estrela também foi feita nos internatos de Neuwied, Königsfeld na Floresta Negra e Kleinwelka e desligada para o primeiro Advento. As primeiras estrelas carregavam as cores branco e vermelho – branco para a pureza e vermelho para o sangue de Jesus Cristo. (Wikipedia)