Notícias

Montanhas de resíduos volumosos e metros de lixo – um incómodo de longa data desapareceu

Rheine. Um incómodo duradouro, não só para os residentes, mas também para a autoridade reguladora da cidade de Rheine foi agora finalmente eliminado.

Há já vários anos que as queixas têm vindo a aumentar em torno do edifício de apartamentos na Heriburgstraße 9. Houve repetidas vezes inquéritos sobre enormes lixeiras espalhadas por toda a área da propriedade, que não foram apenas um puro incómodo para os vizinhos. A área de estacionamento ali também já não era utilizável para estacionar carros. Sofás, móveis partidos, roupa velha, aparelhos domésticos defeituosos e muitas outras coisas foram amontoados em grandes pilhas durante metros.

E, uma e outra vez, foram os colegas do departamento de ordem pública que tiveram de tomar medidas após as chamadas para obter uma imagem deste estado de coisas no local. O que poucos residentes poderiam saber: Os agentes da lei não foram autorizados a tomar medidas imediatas, uma vez que todas as pilhas de resíduos volumosos se encontravam em propriedade privada e não em terrenos públicos. Assim, por enquanto, não tiveram outra escolha senão informar por escrito os proprietários sobre a sua competência e responsabilidade no que diz respeito à remoção do problema. “E entretanto, os telefonemas e inquéritos de cidadãos zangados – compreensivelmente – não pararam”, os funcionários responsáveis do departamento de ordem pública lembram-se dos muitos meses de trabalho. Ficheiros com inúmeros pedidos, correspondência interminável e muitas notas sobre as inspecções no local testemunham este longo processo de trabalho.

Mas a certa altura, a paciência dos colegas municipais também chegou ao fim. Falou-se de ratos e vermes e até de crianças a brincar sobre o lixo volumoso. Agora o perigo era iminente e as autoridades da ordem pública podiam tomar medidas rigorosas. E as condições na própria casa foram mais do que apenas criticadas pelos residentes locais. Juntamente com a inspecção municipal de edifícios e o gabinete de bem-estar dos jovens da cidade de Rheine, os 16 apartamentos foram inspeccionados no ano passado. O que o pessoal encontrou foi difícil de descrever. A formação grave de bolor devido à humidade causada por um sistema de aquecimento da casa defeituoso, clarabóias partidas e um telhado com fugas foram apenas alguns dos pontos que foram registados. A área da cave estava parcialmente submersa, corredores e escadas estavam também cobertos de lixo. O gesso caía dos tectos e paredes em locais. Motivo suficiente para informar todos os inquilinos restantes sobre estas condições de vida inaceitáveis e para os informar imediatamente sobre o pretendido “despejo” do edifício. Um total de 4 dos 6 inquilinos restantes foram então alojados em alojamentos municipais no final do ano passado, pois eles próprios não tinham outras opções de alojamento.

A associação de proprietários da Heriburgstraße 9 também tomou medidas e fechou todas as aberturas de casas para impedir a entrada de pessoas de fora. Foi também contratada uma empresa para recolher os resíduos volumosos e reuni-los de forma centralizada para a recolha necessária. Em Junho de 2022, um total de 36 metros cúbicos de resíduos volumosos foi então recolhido pelos Serviços Técnicos em três datas. Em Outubro de 2022, foram recolhidas mais 11 toneladas de resíduos volumosos como parte de uma recolha de substituição, uma vez que os proprietários não tomaram elas próprias medidas apesar dos repetidos pedidos escritos da autoridade da ordem pública. Os custos desta medida foram-lhes então imputados, é claro.

“Apesar de anos de trabalho meticuloso, estamos agora muito satisfeitos com o resultado”, disse a equipa do serviço de ordem pública. Desde a última grande operação de limpeza por TBR, a área dos depósitos de resíduos volumosos pode agora ser novamente utilizada como área de estacionamento, como previsto.