Notícias

Juntos por um Scotthock limpo

Centro de aconselhamento para jovens da Cáritas Rheine campanhas para um ambiente limpo

Rheine.cpr. Em Outubro, os jovens do centro juvenil “Underground” equiparam-se com sacos de lixo e pinças e foram recolher lixo através do Schotthock. Os transeuntes pensavam que se tratava de algum tipo de castigo, mas os jovens recolhiam de forma bastante voluntária. Como é que isto aconteceu? Há algum tempo, Isabel Bachmann, membro do pessoal do centro de aconselhamento de jovens da Cáritas Rheine e o projecto “Juntos na vizinhança”. O projecto “Strengthening Children – Securing the Future” e os jovens da Schotthock estavam fora do distrito. Os jovens mostraram-lhe quais os lugares no Schotthock de que gostam particularmente. Estes incluíam o centro juvenil, vários parques infantis e o Parque Walshagen. Mas também foi interessante ver o que os jovens não gostaram tanto: os jovens apontaram alguns lugares onde havia mais lixo espalhado por aí.

Num outro projecto do centro de aconselhamento para jovens, “Menschen stärken Menschen” (Pessoas fortalecem as pessoas), os jovens voluntários estão envolvidos nos temas da protecção ambiental e sustentabilidade, entre outros. Dois dos voluntários, Franzis e Stefan, queriam criar um projecto que chamasse a atenção para a questão do desperdício e para a forma como lidamos com ele. Foi assim que os dois grupos de projecto finalmente se juntaram. Os voluntários tiveram a ideia de organizar um pequeno concurso de recolha de lixo e de conceber algo criativo a partir do lixo no final. Hannah Keuss, a gerente do “Underground”, também gostou da ideia e ficou feliz por disponibilizar as suas instalações para o evento.

Assim, dez jovens juntaram-se e recolheram o lixo com diligência. “Não teria pensado que iríamos encontrar tanta coisa”, disse um dos voluntários. Além de material de embalagem e latas vazias, resíduos de papel e pontas de cigarro, havia também um garfo, um tampão e um grande balão de rebentamento. Durante a recolha, surgiram conversas sobre o que seria do lixo que acabaria nas instalações da Schotthocker. Se for plástico, levaria séculos a desaparecer. Os animais poderiam comê-lo e adoecer com os ingredientes. Além disso, também não tem bom aspecto. Após 45 minutos, os grupos reuniram-se novamente no “Underground” e colocaram duas longas cobras de lixo em frente ao centro juvenil. O grupo com a serpente mais comprida ganhou esta pequena competição. As “peças mais bonitas” foram depois retiradas do lixo e lavadas para depois serem coladas numa tela. Isto criou uma imagem colorida e deu um novo significado ao lixo. Os participantes gostaram tanto da actividade que definitivamente querem repeti-la.