Notícias

Riga – deportações, cenas de crime, cultura da lembrança

Nova exposição itinerante do Comité de Riga em exposição no Falkenhof, a partir de 6.11.

Rheine. A partir de domingo, 6 de Novembro, a actual exposição itinerante “Riga – Deportações, Sítios Criminais, Cultura da Memória” do Comité Alemão de Riga pode ser vista no Falkenhof em Rheine. A aliança das cidades fez da sua tarefa recordar o destino das pessoas deportadas para Riga.

Existem agora 70 cidades no Comité de Riga. Rheine é uma delas, porque foi também daqui que os judeus Rheinenserinnen e Rheinenser foram deportados para Riga. Em Riga foram amontoados no gueto e acampamentos dentro e fora da cidade e forçados a trabalhos forçados. Em tiroteios em massa, até 25.000 judeus foram assassinados em Riga, principalmente na floresta Bikernieki. Já antes, no “Domingo Sangrento de Riga” (30 de Novembro de 1941) e nos dias seguintes, cerca de 26.000 judeus letões tinham sido fuzilados.

A exposição do Comité de Riga informa sobre a história das deportações para Riga. Descreve os antigos campos, os locais de execução e, exemplarmente, alguns dos principais perpetradores. Além disso, apresenta lugares seleccionados de recordação nos lugares de origem dos judeus alemães.

A exposição estará aberta aos participantes do Simpósio de Riga nos dias 3-5 de Novembro. Posteriormente, será aberto ao público. A exposição permanecerá em exposição no Falkenhof até pelo menos 16 de Novembro de 2022.

A exposição pode ser visitada durante o horário normal de abertura do Falkenhof, Tiefe Str. 22, 48431 Rheine. (Terça – Sábado 2 – 18 horas, dom 10 – 18 horas, e para grupos a pedido) A entrada é gratuita.

Foto: Volksbund Deutsche Kriegsgräberfürsorge e.V.