Notícias

“O financiamento deve ter em conta os desenvolvimentos actuais”.

Zu einem Austausch zum Thema „Wohnen“ trafen sich NRW-Minister Karl-Josef Laumann (Mitte), die Landtagsabgeordnete Andrea Stullich, Dr. Christoph Stamm (Ministerium) und die Caritas-Vorstände Dieter Fühner (r.) und Ludger Schröer.

Ministro Laumann para uma troca sobre habitação na Cáritas Rheine

Rheine. cpr. Os membros da direcção da Associação Cáritas Rheine, Dieter Fühner e Ludger Schröer reuniram-se com o Ministro da NRW Karl-Josef Laumann, membro da CDU do parlamento estadual Andrea Stullich e o Dr Christof Stamm do Ministério do Trabalho, Saúde e Assuntos Sociais para uma discussão de trabalho centrada na habitação para pessoas com deficiência e pessoas com baixos rendimentos. A ocasião foi o desenvolvimento e criação de habitação para pessoas idosas, pessoas com deficiência e pessoas com doenças mentais.

Devido a aumentos consideráveis nos custos de construção, restrições ao novo financiamento do KFW, bem como o declínio do financiamento de Aktion Mensch e Stiftung Wohlfahrtspflege, a Cáritas Rheine já não pôde realizar o projecto Antoniusquartier, entre outros. A direcção da Cáritas aproveitou esta oportunidade para falar com o Ministro do Trabalho, Saúde e Assuntos Sociais sobre possibilidades alternativas para a criação de espaço de vida. “Continuamos a ver como nossa tarefa desenvolver habitações apropriadas que possam ser refinanciadas para pessoas com deficiência e pessoas com baixos rendimentos”, salientou Fühner. “Contudo, tendo em conta a actual evolução financeira e económica, isto só é possível se as modalidades de financiamento tiverem em conta esta evolução”, acrescentou Schröer. Para organizações como a Cáritas Rheine, isto significa um risco elevado. Por um lado, porque não se podem excluir novos aumentos nos custos de construção e nas taxas de juro e os compromissos de financiamento estão frequentemente ligados a fundos orçamentais gratuitos, bem como a um processamento longo e intensivo. Neste contexto, a Cáritas Rheine pediu ao Ministro Laumann o seu apoio nesta matéria. A Caritas Rheine está actualmente em conversações com a cidade de Rheine e com as paróquias católicas da reitoria Rheine para encontrar uma possível propriedade adequada. Além disso, os requisitos de financiamento e as condições conceptuais de enquadramento estão a ser examinados. Outro tópico durante a discussão com o ministro foi o aconselhamento a pessoas ameaçadas pelos sem-abrigo. Aqui, o estado da Renânia do Norte-Vestefália fornece apoio com a iniciativa estatal contra Publicado pela Caritasverband Rheine e. V. Política de Associação e Comunicação Gabinete editorial: Stefan Gude (responsável) Extensão telefónica 05971/862-404 Caritas-Haus, Lingener Straße 11, 48429 Rheine Quadro telefónico 05971/862-0, fax 05971/862-1404 , www.caritas-Rheine.de 21 de Outubro de 2022 Caritasverband Rheine e. V. Comunicado de imprensa – Página 2 sem-abrigo “Finalmente um lar”. Aqui, a Caritas Rheine também oferece ajuda gratuita, competente e confidencial a pessoas em situações problemáticas agudas com a sua ajuda de emergência em matéria de habitação. “A resposta continua a ser muito elevada. Acima de tudo, torna-se claro uma e outra vez que existe uma falta de habitação acessível. Isto cria uma situação insatisfeita e preocupante para muitas pessoas que procuram conselhos”, descreve Dieter Fühner. No trabalho diário, a segurança da habitação continua a ser a primeira tarefa.