Notícias

Projecto de graffiti no centro de encontro intercultural Centro S. Antonio

Foto: (links) Max Ziegner, Graffiti-Künstler von „Bunt mit uns“, (Mitte) Teilnehmende des Projektes, (rechts) Jennifer Hunting, Fachdienst Migration und Integration des Caritasverbandes Rheine.

Concepção pelos participantes do grupo de raparigas interculturais em cooperação com a Escola Integral Euregio Rheine

Rheine. cpr. Durante as férias de Outono, o serviço especializado em migração e integração da Caritas Rheine, em cooperação com o grafiteiro Max Ziegner da empresa “Bunt mit uns” (Colorful with us), ofereceu um workshop de graffiti de três dias para as participantes do grupo de raparigas interculturais organizado no Centro S. Antonio.

Quatro raparigas entre os 11 e os 13 anos de idade puderam dar rédea solta às suas capacidades artísticas durante três dias e conhecer diferentes técnicas de desenho usando graffiti. Primeiro, os participantes foram autorizados a aprender a manusear latas de spray e cores sobre tábuas de madeira. No início, era apenas uma questão de desenvolver uma sensação para as tintas em spray. Como desenhar linhas finas e rectas? Como posso criar transições de cor? Como trabalhar com stencils e como colar correctamente as superfícies? Como os participantes estavam a borbulhar de criatividade, as primeiras ideias para o que deveria estar nas paredes do pavilhão no futuro surgiram durante o almoço. No segundo dia, o grafiteiro Max Ziegner trouxe consigo alguns desenhos que tinha desenvolvido com base nas ideias das raparigas. Juntos, foram autorizados a escolher um motivo e a contribuir ainda mais com ideias. Era importante que o motivo tivesse uma ligação com o centro de encontro intercultural. Portanto, não só as diferentes bandeiras, a terra e um arco-íris adornam a parede. “O quadro deve reflectir as diferentes culturas e a diversidade das pessoas que se reúnem no Centro S. Antonio”, diz Jennifer Hunting do Serviço de Migração e Integração. Posteriormente, os participantes poderiam criar a sua própria tela com um motivo individual.

“Foi interessante ver como as raparigas saíram cada vez mais das suas conchas, com quanta motivação e empenho trabalharam na parede durante horas todos os dias e quão orgulhosas estão da sua imagem”, resume Max Ziegner de “Bunt mit uns” e Jennifer Hunting do serviço especializado em migração e integração. O projecto foi financiado pelo Vicariato Geral Episcopal da Diocese de Münster.

Foto: (esquerda) Max Ziegner, grafiteiro de “Bunt mit uns”, (centro) participantes do projecto, (direita) Jennifer Hunting, Migration and Integration Service of the Caritas Association Rheine.