Notícias

Presidente da Câmara e Director Executivo do EWG visita Lhoist Lime works Rheine

Werksleiter Tepe (r.) erläutert Bürgermeister Lüttmann (l.) und EWG-Geschäftsführer Niehaus die Funktionsweise einer Steinmahlanlage.

Rheine. O Presidente da Câmara Dr Peter Lüttmann e o Director Executivo da EWG Ingo Niehaus visitaram a fábrica de calcário Lhoist Rheine na quarta-feira e foram informados sobre a extracção e processamento industrial de calcário pelo director da fábrica Andreas Tepe. Durante quase 100 anos, o calcário foi extraído no sul de Rheine e transformado em produtos de alta qualidade para vários mercados. Actualmente, a fábrica de calcário com as suas duas pedreiras adjacentes pertence à Rheinkalk GmbH, a filial alemã do maior produtor mundial de cal Lhoist. Os últimos grandes fornos em que o calcário foi queimado aqui no passado foram agora encerrados e desmantelados. Actualmente, a fábrica na região rural de Münsterland concentra-se principalmente em produtos e clientes nos campos do tratamento de água potável, agricultura e fornecimento de energia.

O que muitas pessoas não sabem: Os produtos à base de cal são frequentemente indispensáveis e são utilizados em muitas cadeias de valor industriais. Por exemplo, nas fábricas de água, na alimentação animal ou para a dessulfuração de gases de combustão, como nas centrais eléctricas a carvão: “Os nossos produtos naturais estão geralmente no início da cadeia de valor e são frequentemente utilizados quando algo precisa de ser limpo, processado ou melhorado”, explicou o gerente da fábrica Tepe durante a visita à fábrica. Mas a cal é também indispensável na vida quotidiana, desde pasta de dentes ao aço para automóveis ou construção de estradas – o produto calcário natural é utilizado em todo o lado.

Durante a sua primeira visita à fábrica de cal, o Presidente da Câmara Lüttmann ficou impressionado com o equipamento e processos técnicos: “Este site, impregnado de história, tem contribuído para um fornecimento fiável de produtos de cal para muitas empresas da região Rheine há já quase 100 anos. Hoje aprendi muito mais sobre a extensão dos usos da cal, absolutamente fascinante”!

O gestor da fábrica Tepe também falou a Lüttmann e Niehaus sobre as actividades da empresa para a protecção das espécies e do ambiente: “O nosso trabalho significa sempre, sem dúvida, uma intervenção na paisagem, mas mantemo-la tão pequena quanto possível. Mais tarde, estas áreas tornar-se-ão biótopos e já hoje uma grande parte da nossa antiga pedreira foi encerrada e está a ser mais desenvolvida para a flora e fauna em cooperação com o Waldhügelverein”. O facto de, durante as observações de Tepe sobre o compromisso da empresa, três veados terem subitamente saltado dos arbustos e corrido alegremente através da pedreira parecia “como se tivesse sido ordenado”, o Presidente da Câmara Lüttmann sorriu.

Ingo Niehaus, Director Geral da EWG, estava particularmente interessado nas questões energéticas do sítio: “O facto de uma empresa tão intensiva em energia trabalhar com 100% de electricidade renovável é impressionante. A utilização de centrais de produção combinada de calor e electricidade para fornecer electricidade e calor também sublinha a abordagem progressiva da fábrica de cal Lhoist Rheine”, disse Niehaus.

Esta abordagem prospectiva reflecte-se também nos primeiros produtos da indústria da cal, neutros para o clima, que a Lhoist comercializa sob a marca LEVEL|BLUE. Num futuro previsível, estes produtos para o tratamento de água potável e de processo devem também ser oferecidos pela primeira vez de forma neutra para o clima no site Rheine.