Notícias

Um monte de problemas

Multas para donos de cães irreflectidos

Rheine. Todos o sabem, todos se irritam com isso: o pontapé no cocó do cão. Seja em parques, no meio do pavimento ou mesmo em parques infantis: As minas de cães causam muitos problemas a muitas pessoas. Os excrementos cheiram mal, sujam os sapatos e põem as pessoas de mau humor. Para as pessoas com deficiência, o problema é mais grave: “A minha filha deficiente visual vive de forma independente e gosta de passear. Ela pisa constantemente cocó de cão e tem de obter sempre ajuda para limpar os seus sapatos. Isto irrita-nos”, uma cidadã descreve a situação da sua filha. Mesmo para pessoas em cadeiras de rodas ou usando andadores ou carrinhos de bebé, os excrementos de cão nos pneus são uma verdadeira confusão que não pode ser limpa com um pouco de relva ou um lenço. Para além da sujidade e do cheiro desagradável, os excrementos de cão também podem tornar-se um perigo para a saúde se contiverem vírus, parasitas ou outros agentes patogénicos. Isto é um absoluto “no-go”, especialmente em parques infantis, uma vez que as crianças gostam de tocar em tudo e de pôr as mãos na boca. Além disso, foi recentemente expressamente proibido trazer cães para parques infantis. As únicas excepções são os cães-guia e os cães para cegos.

Geralmente, os donos de cães são obrigados a desfazer-se do cocó dos seus animais. No entanto, qualquer pessoa apanhada a deixar os excrementos do seu amigo de quatro patas deitado pode ser multada em mais de 50 euros em Rheine. A cidade corrige esta situação através da criação de Obras Técnicas Rheine (TBR) e da armazenagem de distribuidores de sacos de excrementos de cães em parques públicos como Salinenpark, Walshagenpark ou Stadtpark. Outros dispensadores na área da cidade são atendidos pelos conselhos consultivos distritais da cidade ou por voluntários. “Este é um serviço prestado pela cidade, que esperamos irá encorajar os cidadãos a tratar os seus cães e o seu desperdício de forma responsável”, sublinha Jens Hassink, que é responsável pela posse de cães no serviço de ordem pública. Importante: Os sacos de excrementos completos devem ir parar aos caixotes do lixo – e não ao próximo arbusto ou pendurados como “decoração” num ramo ou cerca.

O boom dos animais de estimação desde o início da pandemia de Corona também é perceptível em Rheine. Por exemplo, um total de 5790 cães foram registados em Rheine em 2021 – um bom 180 a mais do que em 2019. Mais cães também fazem mais confusão. Isso em si não é um problema se todos seguirem as regras. A cidade de Rheine não quer recorrer a medidas mais drásticas, tais como o prémio do guincho ou testes de ADN de excremento de cão, que está actualmente a ser discutido noutros locais. “Esperamos que os donos de cães usem o seu bom senso. Além disso: a maioria está consciente do seu dever. É uma pena quando os poucos trazem para o descrédito toda a reputação dos donos de cães através do seu mau comportamento”, acrescenta Hassink.