Notícias

“Não desiludir os municípios”.

Dr. Marc Schrameyer

Guerra da Ucrânia e crise energética: Dr. Peter Lüttmann e Dr. Marc Schrameyer exigem apoio do Estado da Renânia do Norte-Vestefália no acolhimento de refugiados

Dr.Peter Lüttmann

Rheine. “Nós prefeitos do distrito de Steinfurt aguardamos com grande preocupação os próximos meses” – é o que diz numa carta dirigida ao Presidente do Conselho de Ministros da NRW, Hendrik Wüst, que o Dr. Peter Lüttmann e o seu homólogo em Ibbenbüren, Dr. Marc Schrameyer, como porta-vozes dos prefeitos do distrito, enviou à Chancelaria do Estado já a 5 de Setembro de 2022.

A razão: a crise energética e o fornecimento de energia como resultado da guerra da Ucrânia são actualmente tão dominantes nos meios de comunicação social que outras questões perderam o foco. Em particular, o acolhimento de pessoas que fugiram da Ucrânia – uma tarefa que tem colocado cidades e municípios com grandes desafios durante meses e que continuará a fazê-lo. “A solidariedade com o povo da Ucrânia é grande”, diz o Dr. Marc Schrameyer, “mas estamos agora a empurrar com força para os limites das nossas capacidades”.

Os presidentes de câmara temem que devido à rápida ocupação do que consideram ser instalações insuficientes no Estado, muitos dos ucranianos que ainda esperam fugir terão de ser distribuídos entre os municípios – sem tempo de espera suficiente. “No entanto, as possibilidades de alojamento nos municípios estão largamente esgotadas”, diz o Dr. Peter Lüttmann. É por isso que o factor tempo é tão importante para as cidades e municípios, diz ele, a fim de permitir até uma hipótese realista de criar mais capacidade. “O mercado imobiliário já está sob forte pressão, especialmente nos municípios que acolheram um número desproporcionado de pessoas provenientes da Ucrânia. Estamos agora perante uma situação de forte concorrência”. As soluções de ginásio ou contentor devem ser evitadas, se possível. “Todos temos o dever de proporcionar um alojamento digno às pessoas que estão a fugir da guerra na Ucrânia.

É por isso que os presidentes de câmara do distrito de Steinfurt apelam ao estado da RNV: “Não decepcione os municípios! Precisamos do vosso apoio, porque não podemos gerir esta enorme tarefa sozinhos”. Eles vêem os esforços do Estado para desarmar a situação, mas: “Devem ser criadas mais capacidades de recepção a nível estatal para aliviar as cidades e os municípios. A realidade no terreno deve finalmente ser reconhecida e devem ser tomadas medidas em conformidade, rápida e desburocraticamente”, declaram em uníssono o Dr. Lüttmann e o Dr. Schrameyer.