Notícias

Rheine recebe o Prémio de Protecção do Solo NRW 2021

Bei der Preisverleihung /v.l.): Mark Dieckmann, Viktor Haase, Milena Schauer, Olaf Grönefeld

Prémio para a planície de inundação de Eschendorf como utilização subsequente do quartel General Wever em Rheine.

Rheine. Para sensibilizar o público para a importância da protecção e conservação do solo em áreas densamente povoadas, o Ministério do Ambiente e dos Transportes e a Associação para a Reciclagem e Remediação do Solo Contaminado (AAV) atribuíram hoje pela quinta vez o Prémio NRW para a Protecção do Solo. “O nosso solo é a razão literal para a biodiversidade e diversidade de espécies, para águas subterrâneas limpas e a preservação da função do solo é importante para a adaptação climática. É também a base para a produção económica, para a habitação e, por último mas não menos importante, para a nossa recreação”, disse o Secretário de Estado do Ambiente e dos Transportes Viktor Haase por ocasião do prémio, que foi apresentado como parte da iniciativa “Aliança para a Superfície”. “A nossa terra é um bem precioso. O governo do estado quer, portanto, reduzir o consumo de terra para cinco hectares por dia a curto prazo e ainda mais a longo prazo”, disse Haase.

Os dois principais prémios vão para projectos no distrito de Viersen e na cidade de Rheine, cada um dos quais dotado de 4.000 euros. Rheines chefe do departamento de construção Milena Schauer, gerente de conversão Mark Dieckmann e Olaf Grönefeld da autoridade de protecção do solo do distrito de Steinfurt ficaram satisfeitos com o prémio.

O júri elogiou a conversão do antigo quartel geral de 31 hectares na nova área residencial “Eschendorfer Aue” por: “O conceito global de conversão estrutural elaborado, bem coordenado profissionalmente e rapidamente implementado com especial atenção à conservação da natureza e do solo e à preservação da antiga população arbórea. A estratégia de preparação do terreno, com visão de longo prazo e de sucesso geral, foi classificada como exemplar”.

Além disso, as pesadas precauções pluviométricas e a integração cénica de instalações de protecção de espécies e adaptação climática foram particularmente dignas de nota, disse ele. “Agradecemos em particular, neste momento, o apoio tecnicamente excelente e prático de Olaf Grönefeld (distrito de Steinfurt) durante a complexa e elaborada preparação da terra durante um total de dois anos”, Mark Dieckmann salienta a boa cooperação.

“Os projectos que partilham o prémio principal são exemplos práticos de boas práticas que merecem ser imitadas e podem funcionar como incentivo para os municípios e investidores. Em primeiro lugar, demonstram claramente que os sítios contaminados não têm de ser um obstáculo intransponível nos projectos de construção e investimento. Em segundo lugar, mostram o quanto se pode ganhar com a remediação de sítios contaminados”, diz o Dr. Hans Richter, que também presidiu ao júri como presidente adjunto da associação.

Para informação:

A AAV é um centro de excelência único para a reciclagem de terrenos e a reabilitação de sítios contaminados na Alemanha, no qual o Estado, os municípios e a indústria trabalham juntos em parceria. Fundada por uma lei estatal em 1988, a empresa pública independente e autónoma remove solo e águas subterrâneas contaminadas onde, por exemplo, um poluidor não pode ser responsabilizado. Desta forma, a AAV protege as pessoas e o ambiente do perigo. Ao mesmo tempo, disponibiliza áreas valiosas, geralmente localizadas de forma atractiva e bem desenvolvidas para novas utilizações. Desta forma, a AAV apoia efectivamente o governo do Estado no seu objectivo de reduzir o consumo de espaços naturais e abertos. A associação é geralmente o patrocinador do projecto e, para além do know-how adquirido ao longo de 30 anos, fornece até 80 % do financiamento.

Para além dos membros estatutários – o estado da Renânia do Norte-Vestefália e os municípios – as empresas aderiram à associação numa base voluntária. Apoiam assim as tarefas da AAV, que são importantes para a sociedade no seu conjunto. Ao mesmo tempo, beneficiam da experiência e perícia da equipa interdisciplinar da AAV, que fornece às empresas apoio jurídico e técnico.