Notícias

Feliz Pentecostes

Uma pomba acabou de se instalar numa árvore alta no nosso jardim. Nada de especial na realidade, mas é Pentecostes e por isso a pomba é um animal especial no imaginário cristão:

A pomba é considerada um símbolo do Espírito Santo. Mesmo nos tempos antigos, significava doçura e amor – devido à falsa suposição de que não tinha vesícula biliar e, portanto, estava livre de tudo o que era amargo e maligno. Nahistória bíblica do Dilúvio, uma das três pombas enviadas traz de volta um ramo de oliveira verde à Arca de Noé, sinalizando a salvação e um novo começo.

A derivação real da pomba como símbolo do Espírito Santo, contudo, vem do Novo Testamento: os evangelistas relatam que depois do baptismo de Jesus no Jordão, os céus se abriram e o Espírito de Deus desceu sob a forma de pomba. Ao mesmo tempo, a voz foi ouvida: “Este é o meu Filho amado em quem estou bem contente”, como diz oEvangelho de Mateus.

Na tradição da igreja, representa o milagre do Pentecostes – o Espírito Santo desce até ao povo. No entanto, não há pombas na história bíblica do Pentecostes. Aqui, imagens completamente diferentes estão em primeiro plano: é relatado como os seguidores de Jesus reunidos em Jerusalém de repente experimentam um rugido do céu, um vento poderoso que enche toda a casa. As suas muitas perguntas são repentinamente desmascaradas, compreendem de repente o que é a morte e a ressurreição de Jesus, e pregam isto em línguas estrangeiras que na realidade não conhecem.

Na era barroca, as pombas vivas eram frequentemente libertadas nas igrejas de Pentecostes. Noutros locais de culto, uma pomba de madeira foi baixada acima das cabeças dos fiéis através de uma abertura no tecto da igreja, o “buraco do Espírito Santo”. Com incenso e oração, a congregação recebeu então o símbolo do Espírito Santo. (Igreja Evangélica)

Neste sentido, um feliz Pentecostes para todos vós.