Notícias

Intercâmbio sobre cuidados e apoio na velhice

Trafen sich in der Altenwohnanlage Caritas-Marienstift in Rheine zum Austausch zu Themen der Gesundheits- und Altenhilfe. (v. l.) Marlen Achterkamp (Vorsitzende CDU Rheine), Klaus Jäger (Abteilungsleiter Gesundhe

Andrea Stullich, deputada do Parlamento do Estado, visita o lar de idosos da Caritas-Marienstift.

Rheine. cpr. Andrea Stullich, membro do parlamento estatal da CDU, também fez uma paragem no lar de idosos Caritas-Marienstift em Rheine como parte da sua digressão de campanha. Aqui, ela pediu aos peritos que explicassem as suas opiniões sobre cuidados de saúde e cuidados para os idosos. Klaus Jäger, Chefe do Departamento de Saúde e Envelhecimento e Relana Mersch, Gerontologista do Departamento de Serviços Sociais, descreveram as áreas em que há necessidade de acção por parte dos políticos. “A falta geral de locais de internamento, especialmente para pessoas com demência, bem como os crescentes estrangulamentos nos cuidados ambulatórios afectam-nos a todos como uma sociedade”, explica Jäger. “Além disso, existe uma notória falta de capacidade no aconselhamento aos cidadãos idosos, a fim de se poder tomar as medidas adequadas em tempo útil e o mais preventivamente possível no caso de uma necessidade iminente de cuidados. Neste contexto, o aconselhamento e o alívio para os familiares que prestam cuidados desempenha um papel cada vez mais importante”. Mersch acrescentou que as pessoas que sofrem de demência em particular também necessitam de um nível significativamente mais elevado de cuidados no sector de internamento.

Outro ponto de discussão foi a reforma da Lei das Profissões de Enfermagem e a formação generalista de enfermagem associada, cuja implementação foi decisivamente apoiada pelo Ministro da Saúde da NRW, Karl-Josef Laumann. Esta reforma prevê que todos os estagiários de enfermagem recebam dois anos de formação comum e orientada para o generalismo, em que podem escolher uma área de especialização no terceiro ano. “Ainda é demasiado cedo para uma avaliação, mas do nosso ponto de vista foi um passo correcto e sensato”, disse Jäger, que também saudou a reforma. “Os lares residenciais para idosos como a Caritas Marienstift não estão em desvantagem na competição com os hospitais em resultado da reforma, uma vez que a rotina diária de trabalho é mais constante em comparação com os hospitais. Por exemplo, os prestadores de cuidados podem experimentar uma maior continuidade nas relações”.

A escassez de trabalhadores qualificados e a situação dos estagiários foram também temas de intercâmbio intensivo. “17,413 pessoas começaram a formação de enfermagem na NRW no ano passado – mais do que nunca”, disse Stullich. No concurso para estagiários e trabalhadores qualificados, a Cáritas Rheine teve também de se reposicionar como empregador. Ao contratar pessoal estrangeiro, para além do seu próprio trabalho de formação, a Caritas Rheine está também a tentar contrariar o problema. “Podemos contratar as pessoas, mas gostaríamos de ver um processamento mais rápido das autorizações de residência e de trabalho”, explicou Jäger, “bem como um reconhecimento mais rápido das qualificações profissionais dos profissionais estrangeiros. Depois há o problema da falta de alojamento para os novos empregados, especialmente os do estrangeiro”. Para combater a escassez de pessoal de enfermagem qualificado, a CDU na Renânia do Norte-Vestefália quer introduzir um subsídio de boas-vindas de 3.000 euros para pessoas de países terceiros que já trabalharam como profissionais de enfermagem nos seus países de origem, Stullich explicou: “Isto porque muitas vezes têm de passar primeiro por uma qualificação de ajustamento aqui connosco e são assim pagos correspondentemente menos durante a sua primeira vez na Alemanha”. O pagamento único destina-se a facilitar-lhes um novo começo longe de casa.

Para Jäger, o facto de a Cáritas também contratar pessoas de outras religiões ou sem uma denominação é uma questão natural, mas é preciso “partilhar os valores caritativos”. Stullich prometeu levar estes conhecimentos de volta a Düsseldorf. No entanto, também ficou claro para os parceiros de discussão que estes desafios não podem ser resolvidos da noite para o dia.