Notícias

Definir o ritmo para a inclusão – sem barreiras para o objectivo

„Tempo machen für Inklusion – barrierefrei zum Ziel!“ Unter diesem Motto findet am 5. Mai auf dem Marktplatz in Rheine ein Aktionstag zur Gleichstellung von Menschen mit Behinderungen statt.

Dia de acção para a igualdade das pessoas com deficiência na quinta-feira, 5 de Maio de 2022, das 10h30 às 14h00, na praça do mercado em Rheine.

Rheine. cpr. “Acelerar para a inclusão – sem barreiras para o objectivo”! Este é o lema da 31ª campanha a nível nacional para o Dia Europeu de Protesto pela Igualdade das Pessoas com Deficiência a 5 de Maio. Em Rheine, a Cáritas e o Conselho Consultivo para Pessoas com Deficiência da Cidade de Rheine convidam-no para este dia de acção. Terá lugar na quinta-feira, 5 de Maio de 2022, das 10h30 às 14h00, na praça do mercado em Rheine.

Este ano, há um enfoque especial nas eleições estatais na Renânia do Norte-Vestefália, a 22 de Maio. “A campanha quer chamar a atenção para o facto de que as pessoas com deficiência também têm uma voz, claro, com a qual irão às urnas nas eleições”, explica Dieter Fühner, membro da direcção da Cáritas. Mas apesar de todos os progressos feitos no tema da inclusão, nós, como sociedade, não removemos de forma alguma todas as barreiras.

“Quando os gabinetes eleitorais, documentos eleitorais e programas partidários não estiverem livres de barreiras para todos os eleitores elegíveis, a participação na vida política e a possibilidade de tomar decisões políticas de acordo com os padrões de inclusão continua a ser uma tarefa para todos os envolvidos”, acrescenta Willi Rieps do centro de aconselhamento da Cáritas para pessoas com deficiência.

O pessoal do centro de aconselhamento para pessoas com deficiência e os seus familiares preparará um quadro a giz. Aí, as pessoas interessadas podem deixar uma mensagem sobre o que é importante para elas no tópico da inclusão, que objectivos querem alcançar em conjunto ou que desejos têm para o futuro.

Com este dia de acção, a Cáritas Rheine, a Cidade de Rheine e o Conselho Consultivo para Pessoas com Deficiência querem apelar à remoção de barreiras. Todas as barreiras impedem a participação social e a mobilidade individual das pessoas com deficiência.