Um projecto de teatro no Centro S. Antonio
Rheine. cpr. Na primeira semana de férias antes da Páscoa, crianças de várias escolas primárias de Rheine foram convidadas para um projecto de teatro no Centro Intercultural de Reunião da Cáritas Rheine, Centro S. Antonio. Um total de 11 crianças de Bodelschwinghschule, Südeschschule, Michaelsschule, Gertrudenschule e Paul-Gerhardt-Schule participaram no projecto intitulado “Sonhe um pouco antes de pensar – e depois vamos começar juntos”. O projecto foi acompanhado pela professora de teatro Sophia Grüdelbach e pelo seu colega Tetje Kegler.
Com muito teatro lúdico, novas perspectivas e espaços de experiência foram criados para as crianças durante quatro dias. Entre outras coisas, as crianças podiam criar imagens fixas e espelhadas, fazer jogos de sombras, fazer esboços sobre si próprias, fazer viagens de sonho ou até encher arcas de tesouros com os seus próprios “tesouros” e forças. Além disso, havia uma rotina diária reconhecível para as crianças através de rituais recorrentes. Para além destas actividades, a alimentação saudável foi também tematizada musicalmente ao almoço, por exemplo, com o “canto das frutas”. Os objectivos incluíam o fortalecimento do eu, promovendo a percepção sensorial e a união, assim como a aprendizagem de exercícios de relaxamento e concentração.
O projeto foi financiado pelo programa de ação “Encontro com a Corona” do Ministério Federal das Famílias, Terceira Idade, Mulheres e Jovens. “No final da semana, as crianças puderam mostrar seus conhecimentos aos pais em uma apresentação. Todas as crianças estavam cheias de orgulho e alegria. Todos nós pudemos perceber que representar teatro é outra forma de aprendizagem e união”, resumiram os iniciadores Julia Weschmann e Kevin Löcke do Serviço de Migração e Integração da Cáritas Rheine. Na segunda semana das férias, o projeto é oferecido às crianças da Escola Ludgerus.