Notícias

Sempre um ouvido aberto para funcionários e colegas de trabalho

Im Rahmen einer Feierstunde erhielt Annette Roes (Mitte) zu ihrer Verabschiedung die goldene Caritas-Ehrennadel. Weiter im Bild (v. l.) Werkstattleiter Markus Döpker, Alexander Wenkers (Leitung Sozialer Dienst), Caritas

Oficinas da Caritas Emstor: Annette Roes reformada / Distintivo de honra da Cáritas Dourada

Rheine. cpr. Depois de mais de 35 anos de compromisso com a Cáritas Rheine com um foco especial nas oficinas da Cáritas-Emstor, Annette Roes, como chefe dos serviços sociais e gerente adjunta das oficinas, despediu-se da aposentadoria. Nas oficinas da Cáritas-Emstor, Roes foi despedida pelo conselho de administração, pessoal de gestão e funcionários, assim como por outros companheiros. Em reconhecimento do seu compromisso especial, Dieter Fühner e Ludger Schröer, membros da diretoria da Cáritas, entregaram-lhe o Crachá de Ouro de Honra da Cáritas em nome da Associação Alemã da Cáritas e da Associação Diocesana da Cáritas de Münster.

Desde a abertura das oficinas da Cáritas Emstor como oficina para pessoas com deficiência, em maio de 1986, Annette Roes tem trabalhado no serviço social da oficina. Juntamente com a gerente da oficina, Heinz Thalmann, e dois líderes de grupo, ela começou a construir a oficina. Annette Roes foi incumbida da tarefa de construir o serviço social das oficinas da Caritas-Emstor. Com 34 funcionários “deficientes”, as oficinas da Cáritas-Emstor começaram a funcionar. Hoje, mais de 500 pessoas com deficiência e cerca de 125 funcionários trabalham na oficina.

Especialmente nos primeiros anos, o engenho e a criatividade eram procurados pelos funcionários desde o início. No início, um carro particular e um reboque para cavalos emprestado foram usados para transportar materiais de trabalho e materiais, lembrou Dieter Fühner em sua elogios ao início da oficina.

Até hoje, a oficina tem crescido de forma constante. Após o seu início na Stolbergstraße, foi criado um novo edifício na Edisonstraße, no início dos anos 2000. Em 2020, a oficina da filial em Sandkamp foi aberta. O que antes era um pequeno workshop da Cáritas Emstor, agora cresceu e se tornou um workshop que contribui decisivamente para um fator econômico e social significativo aqui na região de Rheine e além dela.

Em todos estes anos, Annette Roes assumiu o desenvolvimento e a criação de novos empregos para pessoas com deficiência com o maior empenho e dedicação. Aqui, por exemplo, também deve ser destacada a instalação da estação de bicicletas na estação ferroviária e a criação de locais de trabalho externos, por exemplo, na KAFFEEHAUS. “Com grande sentido de responsabilidade, alta competência profissional e empenho incansável, muito além do nível normal, ela estava constantemente presente nos workshops da Cáritas Emstor. Ela era sempre acessível a qualquer pessoa e a todos, tinha um ouvido aberto para todos, tanto para os funcionários como para os colegas de trabalho”, sublinhou Fühner, o extraordinário empenho de Annette Roes.