Notícias

Guerra na Ucrânia: lidando com medos e preocupações

As crianças entendem mais do que nós pensamos. Mesmo que eles ainda não entendam tudo: Eles percebem o estado de espírito e os sentimentos à sua volta.

Atualmente, a guerra na Ucrânia está causando temores e preocupações a muitas pessoas. Falámos com Elisabeth Raffauf, uma psicóloga qualificada. Ela dá algumas dicas que podem ajudar os pais a lidar com os medos e as preocupações.

1. levar os medos e as preocupações a sério

Leve a sério os seus próprios medos, mas também os medos do seu filho. Bebés e crianças pequenas, em particular, são muitas vezes incapazes de expressar directamente os seus sentimentos. E eles não podem classificar os humores. Mas eles notam quando os mais velhos estão preocupados e com medo. Eles adoptam o sentimento ou relacionam-no consigo próprios. Isso pode ser visto, por exemplo, no fato de que eles querem ser realizados mais vezes do que o normal. Ou que não queiram estar com outros cuidadores para além da mãe ou do pai.

O seu filho nota as suas preocupações e medos? Então não deves fingir que nada está errado. Isto pode fazer a criança sentir-se ainda mais insegura. Ele ou ela não saberá se deve confiar em si ou nos seus próprios sentimentos. Tente explicar ao seu filho que você está atualmente preocupado. Ao mesmo tempo, deixe claro que a criança não tem que se preocupar com você. Digamos, por exemplo, que você cuidará da preocupação com outro adulto. Por exemplo, com o seu parceiro, avós ou amigos.

2. se possível, não observe ou ouça mensagens com crianças pequenas.

Se possível, não escute ou assista às notícias com crianças pequenas. Na medida do possível, mantenha o seu filho longe de histórias ou fotos ruins. Ele pode ainda não entender a notícia, mas ouve-a. E ele ou ela vai notar a tua reacção a isso.

3. Fazer pausas nas notícias.

Você quer estar sempre atualizado – especialmente quando a família ou amigos são afetados. As más notícias podem causar sentimentos de impotência e ser muito drenantes. Se possível, você deve fazer pausas conscientes das notícias.

4 Manter estruturas e rituais

Estruturas permanentes e rituais fixos dão às crianças (e aos pais também) uma sensação de segurança. Há algo em que se pode confiar. Estas podem ser coisas do dia-a-dia: a visita ao parque infantil, a história da hora de dormir ou os horários das refeições regulares juntos.

5. explicar a idade de forma apropriada e tornar-se activo

Pode ajudar o seu filho se você falar com eles sobre a situação. Isto depende da idade da criança, do seu desenvolvimento e das suas necessidades. Pergunte se seu filho quer falar sobre isso e o que ele ou ela tem ouvido até agora. Às vezes as crianças só precisam de alguma informação e depois querem passar para outra coisa.

Para sair um pouco da sensação de impotência, vocês podem pensar juntos sobre o que podem fazer: Faça uma declaração fazendo um desenho. Ou pensa no que podias doar. E, é claro, partilhem os vossos pensamentos uns com os outros. As mensagens amigas das crianças são uma boa ajuda para os irmãos mais velhos. Mas devias ver ou ouvir isto junto com os teus filhos. Por exemplo, ologotipo dos programas de TV! na KiKA eNeuneinhalb na ARD. Ou a estação de rádio infantilKiraka na WDR. No sitehanisauland.de, a Agência Federal de Educação Cívica fornece notícias para as crianças. Crianças e pais também podem encontrar informações sobre o motor de busca das criançasblinde-kuh.de.

Se você tem perguntas ou precisa de alguém com quem falar: Pode contactar o telefone dos pais do “Nummer gegen Kummer” (número contra luto) através do número 0800 111 0 550. Existe também a possibilidade de trocar ideias nas conversas dos pais do aconselhamento de pais de bke. Todos os serviços de aconselhamento são gratuitos e anónimos. (Fonte: “Centro Nacional de Ajuda Precoce”)

Links para serviços externos

bke parent counselling

hanisauland.de

blinde-kuh.de

Neuneinhalb

logotipo!

Kiraka