O Executivo Municipal disponibiliza Maria Mediatrix como local de recepção dos refugiados de guerra ucranianos. Há também uma iniciativa privada que oferece alojamento aos refugiados de guerra ucranianos no Zwanenhof. O Executivo Municipal levou em consideração as opiniões expressas pelos moradores locais e pela Stichting Gemeenschapsbelangen (groot) Azelo (GBA).
Com esta decisão, o município de Borne responde ao apelo urgente da região de Segurança Twente (VRT) para analisar as possibilidades de acolhimento temporário de refugiados da Ucrânia. As Regiões de Segurança na Holanda foram instruídas pelo governo para realizarem cerca de dois mil locais para estes refugiados em cada região. Além disso, durante a reunião do conselho de terça-feira, 1 de Março, a Câmara Municipal de Borne instruiu o colégio para estudar as possibilidades de alojamento dos refugiados ucranianos em Maria Medianeira.
Número de vagas disponíveisAspectos importantes na consideração do número de lugares disponíveis são a capacidade da área e as discussões com as pessoas que vivem no bairro de Maria Medianeira e GBA. Eles compreendem a situação e têm uma atitude positiva em relação ao acolhimento de refugiados da Ucrânia.
Com base nisso, a faculdade decidiu informar à Região de Segurança Twente que a Prefeitura de Borne está mantendo uma faixa de 250 a 350 refugiados para o recebimento desses refugiados de guerra. Isto inclui o possível abrigo no Zwanenhof no Retraitehuisweg, em Zenderen. Esta é uma iniciativa privada.
O município de Borne optou por um leque de 250 a 350 lugares, tendo em conta uma entrada faseada. A entrada terá início dentro de algumas semanas e terá lugar por fases devido aos ajustes que ainda precisam ser feitos no edifício e na organização que ainda precisa de ser iniciada.
Energia positivaAlderman Martin Velten: “Também gostaríamos de assegurar a conexão com as muitas iniciativas que já estão sendo realizadas pela comunidade Born e que foram divulgadas via. Borne é muito hospitaleiro e a solidariedade é grande. Isto é evidente pelas muitas maneiras pelas quais o povo de Borne abraça a recepção destas pessoas. A curto prazo, vamos realizar uma reunião para os residentes que queiram fazer a sua parte.
Desde o momento em que a guerra começou, uma energia positiva foi liberada em Borne. O prefeito Jan Pierik: “É muito gratificante ver como a comunidade de Borne age para oferecer aos refugiados um lugar seguro. Várias ações e iniciativas espontâneas estão ocorrendo para ajudar os refugiados da Ucrânia.
Região de segurança para coordenação e implementaçãoO município de Borne está a enfrentar uma tarefa enorme. O comitê executivo municipal estabeleceu, portanto, a (pré)condição de que a recepção em Borne só seja possível se houver uma forte coordenação e implementação regional em combinação com uma boa cooperação com as equipes locais e voluntários. As autoridades regionais responderam positivamente a esta questão e estão a investigar as opções para uma organização regional de implementação, particularmente para os locais de maior dimensão.
O município de Borne deu a ordem para iniciar os trabalhos necessários para tornar possível a recepção em Maria Medianeira e no Zwanenhof. Isto é necessário para poder receber os refugiados o mais rápido possível.