Senhoras e Senhores Deputados, os presidentes de câmara holandeses escreveram uma carta abertasobre o aumento do antissemitismo e apelam à resistência contraqualquer forma de discriminação e racismo.
Gostaria de partilhar convosco o conteúdo desta carta, aqui e agora.
O Museu Nacional do Holocausto exibe um cartaz que foi afixado em muitos locais do nosso país durante a SegundaGuerra Mundial. Nele está escrito “Jews not wanted” (Judeus não são desejados).Estes cartazes tinham frequentemente de ser afixados em lojas e cafés por ordem das forças de ocupação. Também havia holandeses que colocavam este tipo de cartazes por sua própria iniciativa.
Poucas semanas depois do dia 7 de outubro de 2023, uma criança judia recebeu um desenho de um dos seus colegas judeus nãopara levar para casa. Nele estava desenhado Adolf Hitler, com uma pistola ao lado.
Caros cidadãos, o antissemitismo não é um incidente, mas uma forma antiga deracismo que, se não fizermos nada, será transmitido de geração em geração.O Holocausto é a consequência extrema da exclusão de pessoas com base na sua origem. O Holocausto ensina-nos que devemos sempreopor-nos a qualquer forma de discriminação e racismo.
O antissemitismo nunca desapareceu depois da Segunda Guerra Mundial, mas voltou a surgir com mais frequência jános anos anteriores a 7 de outubro de 2023. Aconteceu de váriasformas e veio de muitos cantos diferentes da sociedade. Em tornoda crise do coronavírus, por exemplo, vimos pensadores da conspiração usarem com demasiadafrequência estereótipos anti-judaicos e foram mesmo condenados porbanalizarem o Holocausto. Depois de 7 de outubro, o número de incidentes anti-semitasaumentou ainda mais.
O recente surto de antissemitismo está ligado à explosão de violência noMédio Oriente. Assistimos com horror ao ataque terrorista do Hamas em7 de outubro. E abominamos o enorme número demortes de civis em Gaza.
Mas, meus caros, criticar o governo israelita não é antissemitismo.Mas responsabilizar os judeus pelas acções dessegoverno, só porque são judeus, é. Assediar judeus,repreendê-los ou mesmo agredi-los fisicamente é antissemita e é punível. Defendemos com firmezaa liberdade de expressão e de manifestação, masnão aceitamos o antissemitismo.
Nós, Presidentes de Câmara, escrevemos esta carta não apenas como figuras de autoridade eaplicadores da lei. Estamos também a escrever esta carta como os primeiros cidadãos dos nossosmunicípios. Nesse papel, apelamos aos nossos concidadãos para que estejam atentosuns aos outros. Para não ultrapassarem os limites do que é permitido. Pedimos aosnossos concidadãos que não usem slogans que magoem e intimidem os outros.Que não façam comparações inadequadas com o Holocausto ou o nazismoque magoem intensamente os sobreviventes. Falamos quando vemosou ouvimos falar de intimidação dos nossos concidadãos judeus ou quandooutros limites morais são ultrapassados, mesmo que não sejam puníveis.
Em muitas comunidades, há judeus, muitas vezes com família em Israel, epalestinianos que vivem com grande receio pelos seus entes queridos e outros com um forteempenhamento no conflito, que, no entanto, continuam a envolver-se uns com os outros.Por vezes, apesar de divergências ferozes.
Estamos incrivelmente orgulhosos destes residentes. Eles semeiam a paz na nossa sociedade.Não espezinhemos essa paz frágil. Continuemos a resistir aqualquer forma de discriminação e racismo.
Em todos os Países Baixos, recordamos os nossos mortos a 4 de maio e celebramos a nossaliberdade a 5 de maio. Apelamos a todos os nossos residentes para que respeitemesta importante e valiosa tradição.
Depois deste apelo, gostaria de concluir com um poema impressionante deHind Joudah. Ela nasceu em 1983 no campo de refugiados AI-Bureij em Gazoe escreveu o poema “Poeta em tempo de guerra”.
Poeta em tempo de guerra
O que é que significa ser poeta em tempo de guerra?Significa pedir desculpa…pedir desculpa profusamenteàs árvores queimadasaos pássaros sem ninhoaos cartuchos esmagadosàs longas lágrimas ao longo das ruasàs faces pálidas das crianças antes e depois da morteaos rostos de todas as mães tristes ou assassinadasO que é que significa estar seguro em tempos de guerra?Significa ter vergonhapor sorrirpor estarmos quentespelos vossos barros limpospelas tuas horas de preguiçapelo teu bocejopela chávena de cafépelo teu sono profundopor ter entes queridos vivospor ter um estômago cheiopor ter água correntepor ter água limpapor poder tomar um ducheE por estarmos vivos!Oh DeusNão me deixes ser poeta em tempo de guerra