Notícias

Guerra na Ucrânia – Rheine ajuda

Rheine. “A situação na Ucrânia é dramática, a ajuda humanitária é absolutamente essencial agora”, explicou hoje o vereador Raimund Gausmann. Foi formada uma equipa de crise interna no Departamento de Escolas, Assuntos Sociais, Migração e Integração para cuidar do alojamento e apoio social das pessoas da Ucrânia e para coordenar ofertas de ajuda e doações.

“Estamos preparados em Rheine para receber refugiados”, explica Raimund Gausmann. Atualmente, 50 pessoas podem ser acomodadas rapidamente e sem burocracia, e outras capacidades estão agora sendo ativadas pela cidade de Rheine. A medida em que os refugiados serão recebidos e distribuídos centralmente ainda está sendo esclarecida entre o governo federal e os estados federados. A Associação de Cidades e Municípios assume que os municípios receberão informações concretas no decorrer desta semana. “No entanto, também assumimos que muitas pessoas da Ucrânia estão à procura de contacto com familiares e amigos que vivem na Alemanha e chegam às cidades desta forma. Este também é o caso em Rheine”.

A fim de coordenar as ofertas de ajuda e consultas, a cidade de Rheine criou uma linha de ajuda central. De segunda a quinta-feira das 9h às 16h e às sextas-feiras das 9h às 12h, as pessoas que podem oferecer um apartamento ou quarto ou que queiram fazer uma doação podem ligar para 05971 939-990 ou enviar um e-mail para . A cidade de Rheine vai corresponder à oferta e à procura. A linha directa também está disponível para familiares e, em caso de dúvidas técnicas, encaminha-os para as pessoas de contacto ou centros de aconselhamento municipais responsáveis.

“Também fazemos uso da ampla aliança de instituições comprometidas, conselho de integração, centros de aconselhamento, provedores independentes, igrejas e comunidades e associações religiosas”, explica ainda Gausmann. Sua equipe convidou pessoas para uma reunião on-line hoje, segunda-feira, para colocar em rede as ofertas de ajuda e em breve anunciará mais informações em www.rheine.de. “Em 2015, Rheine demonstrou mais uma vez solidariedade e empenho no acolhimento dos refugiados através da cooperação dos sectores principal e voluntário. Estou contente por termos esta base e podermos construir sobre ela”, concluiu Gausmann.