Notícias

Os grupos parlamentares da Câmara Municipal de Rheine manifestam-se solidários com o povo da Ucrânia e declaram a sua disponibilidade para acolher refugiados

O ataque militar da Rússia à Ucrânia abalou-nos a todos. A guerra contra o povo da Ucrânia é uma violação do direito internacional e um ataque ao direito dos ucranianos à autodeterminação. A invasão russa está a trazer sofrimento e morte à Ucrânia. Esta guerra está mesmo fora da nossa fronteira e é uma ameaça directa para nós também. Muitos cidadãos da Ucrânia estão a fugir da zona de guerra para a União Europeia. Além disso, há movimentos globais de refugiados de zonas de guerra e crise. Os refugiados ucranianos – para além da situação geral dos que procuram protecção – também são de esperar nos municípios alemães. Estamos prontos a acolher refugiados de forma simples e solidária e a oferecer-lhes protecção em Rheine. A cidade de Rheine vai expandir as capacidades que podem ser disponibilizadas para este fim. Estamos prontos para receber e estamos receptivos. Rheine tem um sistema de apoio aos refugiados empenhado e útil que queremos apoiar activamente.

Apoiamos o hastear da bandeira europeia em frente à Câmara Municipal como sinal de solidariedade para com a Ucrânia e apoiamos os comícios pela paz na Ucrânia no sábado, às 18h30, na Borneplatz.

Os presidentes dos grupos parlamentares

Andree Hachmann (CDU) Dominik Bems (SPD), Silke Friedrich (Bündnis 90/Die Grünen), Detlef Brunsch (FDP), Rainer Ortel (UWG Rheine), Annette Floyd-Wenke (Die Linke) e Detlef Weßling (BfR).