Notícias

Uma criança animal especial – descendência dos macacos barbudos

Em janeiro, uma criança animal especial nasceu na NaturZoo Rheine, que agora se apresenta cada vez mais aos visitantes com uma sede de exploração e brincadeira: Uma macaquinha barbudo está a crescer na casa dos macacos. Após uma pausa de 6 anos, é o primeiro animal jovem a crescer novamente no NaturZoo entre estes macacos pretos com a barba cinzenta epónimo.

A longa pausa foi um desejo do programa de criação destes primatas, que são comuns na Índia ocidental. A espécie está listada como altamente ameaçada na Lista Vermelha: Acima de tudo, a destruição do habitat – o desmatamento das florestas de montanha – levou ao declínio do número de habitantes para apenas cerca de 2.500 animais.

Mas os lugares também são escassos nos zoológicos. 300 macacos barbudos vivem em 40 zoológicos europeus. Isto significa que as capacidades de criação estão quase esgotadas e a população tem de ser gerida de forma intensiva, tendo em conta a prevenção da consanguinidade e a manutenção de uma “população demográfica saudável”. Por exemplo, os macacos barbudos fêmeas no Jardim Zoológico da Natureza foram implantados hormonalmente nos últimos anos para evitar a reprodução. Mas agora poderia e deveria haver novamente um animal jovem, sobretudo para garantir a estabilidade social do grupo. Pois as crias também são pacificadoras nos conflitos entre animais adultos, e as fêmeas mais jovens devem aprender com o exemplo de criação de outros membros do grupo para um dia serem elas próprias boas mães.

O macaco jovem barbudo é, portanto, muito mais do que um “animal jovem e bonito” e exemplifica o muito complexo planejamento da população animal nos jardins zoológicos de hoje.